Blog

Apuração Municipal – recolha tributos com mais agilidade

Tempo de leitura: 3 minutos

A apuração municipal é uma das rotinas tributárias que as empresas brasileiras precisam encarar todos os meses. Apesar de não existirem tantos impostos municipais quanto estaduais ou federais, os recolhimentos destinados ao município também são bastante relevantes.

Por conta disso, a possibilidade de recolher os tributos municipais com mais agilidade é muito valorizada pelas organizações – especialmente pelas prestadoras de serviços que precisam recolher o ISS. E a tecnologia está do seu lado neste momento.

Neste artigo vamos conferir como realizar a apuração municipal e recolher tributos com mais agilidade. Acompanhe!

Negócio foto criado por katemangostar – br.freepik.com

Quais são os impostos municipais?

Para falarmos sobre a apuração municipal, é importante precisamos analisar quais são os impostos municipais que podem ser obrigações para as empresas. Veja quais são eles:

IMPOSTO DE TRANSMISSÃO DE BENS IMÓVEIS INTER-VIVOS – ITBI

O ITBI é um imposto que incide sobre a transmissão de bens imóveis, devendo ser recolhido pelo proprietário ao município em que o imóvel está situado. O seu fato gerador é a transmissão, por ato oneroso, de bens imóveis, excluindo-se a sucessão (causa mortis).

IMPOSTO PREDIAL E TERRITORIAL URBANO – IPTU

O IPTU é um imposto cobrado de todos que possuem um imóvel (casa, apartamento ou sala comercial) dentro de uma zona urbana no Brasil. Trata-se de um tributo que deve ser recolhido anualmente e varia de acordo com a avaliação do imóvel.

IMPOSTO SOBRE SERVIÇOS – ISS

Muito familiar para as empresas que trabalham com prestação de serviços, o ISS é um imposto que tem como fato gerador a prestação de serviço – seja por empresa ou profissional autônomo. A sua alíquota varia de acordo com o município e é aplicada sobre o valor total do serviço – sendo de responsabilidade do prestador de serviços.

Geralmente, o ISS é o imposto que mais gera trabalho quando falamos sobre a apuração municipal. Afinal, é preciso fazer o recolhimento para cada serviço prestado – o que pode facilmente alcançar a casa de dezenas ou centenas por mês.

A apuração municipal e a complexidade do sistema tributário

Analisando somente a apuração municipal, já temos uma quantidade considerável de trabalho mensal para o setor fiscal. Mas quando expandimos para todas as obrigações das organizações, o trabalho manual pode ocupar dezenas de horas todas as semanas.

Isso acontece por conta da complexidade do sistema tributário brasileiro, que possui diversos tributos e obrigações acessórias para serem observados todos os meses. E cada um desses tributos possui suas próprias regras – que podem mudar a todo instante.

Como recolher tributos com mais agilidade?

Você quer fazer a apuração municipal e recolher tributos com mais agilidade? O segredo para tornar isso realidade está na tecnologia.

Com o auxílio de uma solução digital, sua empresa pode automatizar diversas atividades do setor tributário – incluindo a geração de guias e pagamento de tributos. Dessa forma, torna-se possível aumentar a produtividade e reduzir os riscos.

Parece perfeito, não é?

Emitir guias

Conheça a Dootax: uma solução para recolher os tributos!

Se você busca uma ferramenta confiável para automatizar o recolhimento de tributos – incluindo os municipais – a Dootax é sua parceira ideal!

  • Emita 1000 guias em 5 segundos
  • Elimine erros humanos
  • Software na nuvem (SaaS)
  • Implementação rápida
  • Emissão para todo o Brasil

Com as soluções da Dootax, você aproveita vários benefícios incríveis:

MAIS SEGURANÇA

As soluções Dootax adotam a criptografia das informações, com fator de autenticação duplo e sem intervenção humana. Além disso, temos respeito total às normas internacionais – tornando a geração de guias segura e descomplicada.

MAIS AGILIDADE

As ferramentas da Dootax possuem integração com todos os bancos e emissão para as 27 UFs do Brasil. Você pode agilizar o cálculo de multas e juros – além de enviar as guias pagas por e-mail.

MAIS TRANQUILIDADE

Você não precisa perder tempo com a instalação de um software. A Dootax funciona por meio da nuvem e oferece um suporte prestativo e atencioso sempre que precisar. Além disso, estamos em atualização constante com as mudanças fiscais e legais.

MAIS RENTABILIDADE

Pare de pagar multas desnecessárias. Reduza FTEs e invista em áreas estratégicas do seu negócio – alcançando o compliance em pagamentos tributários.

Como você faz a apuração municipal na sua empresa? Quer conhecer melhor os recursos da Dootax? Visite a nossa página e solicite uma demonstração!

Compartilhe
Avatar
Sobre o autor

Carlos Lima

Deixe uma resposta

Posts relacionados

O que faz o departamento fiscal?
O que faz o departamento fiscal?

Todas as atividades de uma organização passam pelo departamento fiscal, aqui vamos mostrar todas as atividades envolvidas com o departamento.

NFC-e: a mobilidade que o varejo brasileiro esperava
NFC-e: a mobilidade que o varejo brasileiro esperava

A Dootax tem disseminado o uso da Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica pelo Brasil, atuando junto aos entes federativos e aos contribuintes para massificar a adesão à esse projeto tão importante para o Brasil. Essa semana escrevemos um artigo sobre os benefícios da NFC-e para o varejo, e como a mobilidade pode nos ajudar a […]

Seu e-commerce está preparado para a Black Friday?
Seu e-commerce está preparado para a Black Friday?

A Black Friday é um evento que pode aumentar as vendas de sua loja virtual, mas para aproveitar os benefícios é preciso estar preparado.

Escritórios