Dootax & Gerdau: case sobre pagamento tributário automático

Veja como a Dootax ajudou a Gerdau a automatizar processos e otimizar equipes

A Gerdau transformou sua maneira de montar estratégias e organizar o departamento fiscal com o DOODoc. A maior siderúrgica do Brasil buscou soluções para aprimorar seu complexo sistema fiscal com a automatização de processos e otimização de equipes.

Dificuldades no processo

Fundada em 1901, a Gerdau é uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas, presente em 10 países e com mais de 30 mil colaboradores. Uma gigante em plena evolução. Um dos grandes problemas da companhia era a quantidade de horas e pessoas alocadas para atividades de regularização tributária, como aponta Josias Padilha, especialista fiscal da Gerdau: “Nós temos equipes envolvidas em diversos processos, como a expedição, logística e os responsáveis fiscais e financeiros. O processo de recolher e pagar os impostos era lento, atrasando toda a cadeia produtiva. Além disso, devido à limitação do horário comercial, os nossos caminhoneiros aguardavam mercadoria, por muitas vezes, da sexta-feira até a segunda-feira, que é o próximo horário disponível. E há um alto custo envolvido para manter o nosso caminhão parado, aguardando por dois dias”.

A solução Dootax

O DOODoc é a ferramenta ideal para solucionar a emissão e controle de documentos fiscais, pois automatiza toda a comunicação com o Governo na geração das guias de tributos, no monitoramento de dados e no pagamento automático, possibilitando grandes benefícios já no curto prazo.

Para a Gerdau, a principal vantagem foi que todos os processos passaram a ser automatizados, não tendo mais interação humana para fazer a execução do que antes era manual. O setor ganhou maior controle sobre as ações.

“A Dootax trouxe a inovação que eu precisava para resolver um problema que parecia não ter solução. Hoje a parte fiscal da Gerdau é muito mais moderna e eficiente.”

Josias Padilha Especialista fiscal | Gerdau

Colaboradores em atividades estratégicas

Josias também fala que a automatização já está presente nos departamentos fiscais e que as empresas devem estar preparadas para receber as inovações, priorizando os colaboradores para as áreas que geram valor para as companhias: “Eu vejo a área fiscal nos próximos anos sendo quase totalmente automatizada. Quase porque tem uma parte que é muito importante, que são os analistas pensando na importância dos tributos para empresa, em um novo formato. Por outro lado, é uma grande oportunidade o redirecionamento da gama de obrigações e pagamentos para o RPA. Isso é fácil de fazer e nós já estamos implementando em pequenas modelagens, pequenas entregas, e acredito que, cada vez mais, nós iremos conseguir implantar em toda parte fiscal no âmbito das entregas e pagamentos”, conclui.

“A ação humana foi reduzida. O responsável só acessa a plataforma da Dootax, imprime e anexa a nota fiscal ao produto. Isso nos leva a outra vantagem importante: a otimização de pessoas, porque o sistema fez com que a equipe antes alocada para esses trabalhos manuais passasse a fazer atividades estratégicas para o negócio”.

Josias Padilha Especialista fiscal | Gerdau

“É um sistema 100% confiável que desburocratiza a comunicação com o governo.”

João Paulo Faleiros

Gerente de produtos Magalu

"A Dootax trouxe a inovação que eu precisava para resolver um problema que parecia sem solução."

Josias Padilha

Especialista fiscal | Gerdau

"A Dootax processa e faz todos os pagamentos automaticamente, de forma confiável e em questão de segundos."

Tania Oliveira

Supervisora de faturamento | Big Tires