Blog

Guia GNRE: Você está preparado para o novo layout?

Tempo de leitura: 3 minutos

A sua empresa já está preparada para o novo layout na emissão da Guia GNRE? Essa mudança foi divulgada no Portal GNRE em fevereiro de 2019 e prevê a implementação da GNRE 2.0 até o final de abril de 2020.

Ou seja, a partir de maio todas as empresas passam a ser obrigadas a emitir a Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais (GNRE) seguindo o novo layout. O objetivo dessa mudança é melhorar a performance na emissão das guias para os contribuintes.

Quer se preparar melhor para o novo layout da GNRE? Então confira tudo o que você precisa saber neste artigo.

Quais são as mudanças da GNRE 2.0?

No dia 02/04/2019 o Portal GNRE iniciou o recebimento da versão 2.00 do XML de lote. Porém, a emissão com o novo layout passa a ser obrigatório para as empresas a partir de maio de 2020. Ou seja, a versão 1.00 será aceita até o dia 30/04/2020.

Com a nova versão da GNRE, passam a ser contempladas três opções para geração das guias:

  1. GNRE Simples. Trata-se da opção equivalente à geração da GNRE atual. Ou seja, a emissão da Guia GNRE para apenas um pagamento.
  2. GNRE com Múltiplos Documentos de Origem. Nesta opção podem ser adicionados múltiplos documentos de origem, desde que mantida a mesma UF destinatária, o mesmo Contribuinte Emitente, o mesmo Código de Receita e o mesmo Tipo de Documento de Origem.
  3. GNRE com Múltiplas Receitas. Esta opção permite que sejam adicionados diversos códigos de receitas, desde que se mantenha a mesma UF destinatária e o mesmo Contribuinte Emitente. Porém, podem ser inseridos vários códigos de receita, inclusive podendo repetir o mesmo código de receita.
Designed by pressfoto / Freepik

Por que automatizar a Guia GNRE?

A mudança que mais chama atenção na nova versão da GNRE é a possibilidade de agrupar todos os documentos, somar os valores e emitir um único código de barras com a somatória de todos. Trata-se de uma forma de simplificar o processo de emissão da Guia GNRE e facilitar as rotinas do departamento fiscal.

Porém, é possível tornar esse processo ainda mais eficiente e vantajoso para a sua empresa. Veja os principais benefícios de utilizar uma solução digital que automatiza o processo de emissão da Guia GNRE:

  • Redução das chances de falhas e erros. Você já teve que lidar com multas ou pagamentos em duplicidade? Essas são falhas comum que podem ocorrer na emissão de GNRE. Com a automação desse processo se torna possível minimizar essas situações.
  • Simplificação dos processos. Em vez de depender dos processos manuais – que são lentos e possuem chances de falha – você pode automatizar toda a emissão da GNRE para tornar o fluxo de processos do departamento fiscal mais simples.
  • Aumento da produtividade. A automação da Guia GNRE permite que o departamento fiscal poupe tempo com rotinas manuais e repetitivas – podendo focar na realização de outras tarefas mais importantes.
  • Compliance fiscal. Emitir GNRE corretamente é fundamental para cumprir todas as obrigações tributárias da sua empresa. Portanto, a automação desse processo também contribui para o compliance fiscal.
  • Redução de despesas. Já vimos que a emissão correta da GNRE pode ajudá-lo a evitar multas e pagamentos em duplicidade, certo? Como consequência, isso também gera uma redução de despesas.
  • Agilidade na logística. Quando você garante que todos os documentos fiscais sejam emitidos corretamente também é possível evitar problemas com caminhões parados em barreiras fiscais – agilizando as entregas feitas pela sua organização.

Dootax: a solução ideal para automação no setor fiscal

Você quer se adaptar facilmente ao novo layout da GNRE e automatizar esse processo? As soluções Dootax podem ajudá-lo a colocar isso em prática – garantindo que você aproveite todos os benefícios que acabamos de analisar.

A Dootax possui soluções pensadas para agilizar os processos do departamento fiscal – incluindo as rotinas de emissão de GNRE. Trata-se de uma maneira de diminuir a necessidade dos esforços humanos e garantir a eficiência nas operações internas.

E, então, você está preparado para o novo layout da Guia GNRE? Quer conhecer melhor as funcionalidades das soluções Dootax? Então entre em contato com a nossa equipe.

Compartilhe
Avatar
Sobre o autor

Thiago Souza

Deixe uma resposta

Posts relacionados

Emissor de GNRE automático
Emissor de GNRE automático

O seu departamento utiliza um emissor de GNRE automático? Conheça todas as vantagens dessa tecnologia aqui.

Software de automação de GNRE
Software de automação de GNRE

Você quer conhecer quais são as principais vantagens de investir em um software de automação de GNRE. Contamos tudo no nosso blog.

Trabalho remoto: como manter a produtividade de sua equipe
Trabalho remoto: como manter a produtividade de sua equipe

Para ajudá-lo a manter a produtividade da sua equipe em meio a esse período de crise, veremos algumas dicas de trabalho remoto. Acompanhe!

Escritórios