Blog

Os profissionais da área tributária serão substituídos por máquinas e sistemas?

Tempo de leitura: 2 minutos

Nos dias 15 e 16 de maio de 2018, ocorre em São Paulo o 12º Fórum de Gestão Fiscal e SPED, organizado pela Confeb, um dos temas que a Dootax estará presente é no debate: “Os profissionais da área tributária serão substituídos por máquinas e sistemas?”.

Serão abordados os seguintes tópicos:

  • Existirão tecnologias capazes de não precisar de nenhuma inteligência humana para operá-las?

  • Conseguiremos utilizar a evolução da tecnologia a nosso favor e não contra nós?

  • Quais são os efeitos desta nova revolução na economia?

Esse é um assunto que está nos trend topics do departamento fiscal. Com o avanço da tecnologia, o RPA (Robotic Process Automation) ficou muito mais acessível a todos, esse tema já foi abordado por diversos estudos e matérias publicadas, inclusive por grandes referências como a Gartner.

A previsão é que até 2020, 95% das empresas usem algum sistema RPA para agilizar suas atividades e evitar erros.

A Dootax, empresa focada no desenvolvimento de soluções fiscais com o intuito de facilitar o dia a dia do departamento fiscal, também embarcou nessa tecnologia e desenvolveu o RPA Fiscal para emissão e pagamento de Tributos.

Mas o que isso quer dizer?

Serão os profissionais da área tributária substituídos por máquinas e sistemas?

Nós da Dootax acreditamos que o capital humano deve efetivamente ser usado onde ele é insubstituível, na conferência ou análise mais aprofundada das questões tributárias ou nas questões estratégicas do negócio.

O trabalho manual e repetitivo, além de desmotivador, quando executado por humanos é passível de erro. Seja na digitação de um valor errado, ou simplesmente no esquecimento da execução do trabalho. Isso causa um risco muito grande para a empresa, muitas vezes gerando multa e juros.

Você está mais do que convidado para participar desse debate organizado pela Confeb no 12º Fórum de Gestão Fiscal e SPED.

A Dootax estará presente nos 2 dias de evento com um stand apresentando nossa solução de RPA Fiscal de pagamento de tributos. Venha nos visitar!

Compartilhe
Avatar
Sobre o autor

Thiago Souza

Deixe uma resposta

Posts relacionados

Maiores obstáculos da área tributária
Maiores obstáculos da área tributária

Quer conhecer os maiores obstáculos da área tributária e aprender como superá-los? Então confira mais um artigo no blog da Dootax.

Repositório de guias tributárias
Repositório de guias tributárias

Armazenar os documentos não é uma tarefa fácil. Com o repositório de guias tributárias essa tarefa fica mais simples para localização e resposta ao fisco.

Como fazer Manifestação do Destinatário sem erros
Como fazer Manifestação do Destinatário sem erros

Saiba como realizar a Manifestação de Destinatário de maneira prática e sem erros e garanta a segurança de sua empresa.

Escritórios