Blog

São Paulo passa a suportar autorização síncrona de NFC-e

Tempo de leitura: < 1 minuto

Conforme informações do grupo de trabalho da NFC-e na SEFAZ/SP, no início desse mês foram iniciados os testes para autorização da NFC-e através do modo síncrono.

Desde 09/12 o ambiente de homologação da SEFAZ/SP passou a suportar a autorização das notas de maneira síncrona, ou seja, agora o envio e a resposta (autorização) da NFC-e são parte de numa única requisição ao ambiente da SEFAZ.

Entenda:

No modelo de autorização assíncrona, o sistema do contribuinte envia uma requisição com os dados da NFC-e, solicitando a autorização para emissão do documento, nesse momento, o ambiente da SEFAZ envia uma resposta preliminar com a confirmação da recepção da solicitação, e um número de protocolo para a consulta posterior do status daquela requisição. Dessa forma, de posse do número protocolo de recepção, o sistema do contribuinte deve realizar uma nova comunicação com o ambiente da SEFAZ em busca do resultado do processamento daquela requisição, que será a autorização ou a rejeição da NFC-e.

No modelo síncrono, o envio da requisição para emissão da NFC-e, o processamento dessa requisição (no ambiente da SEFAZ) e a resposta (autorização ou rejeição) acontecem de maneira síncrona, ou seja, a resposta da requisição para emissão da NFC-e será a imediata autorização (ou rejeição) da nota, eliminando a figura do protocolo de recebimento.

A adoção do modelo síncrono tem por objetivo acelerar o processo de emissão da NFC-e, e sua utilização deve ser discutida internamente pelo contribuinte uma vez que os dois métodos (síncrono e assíncrono) estarão disponíveis no ambiente da SEFAZ.

A solução DOODOC NFC-e já conta com a funcionalidade de emissão síncrona, e está disponível gratuitamente para avaliação durante 30 dias. Acesse:

www.dootax.com.br/nfce

Compartilhe
Avatar
Sobre o autor

Thiago Souza

Deixe uma resposta

Posts relacionados

Repositório DFe: conheça o novo módulo da Dootax
Repositório DFe: conheça o novo módulo da Dootax

Conheça o novo módulo da Dootax: Repositório DFe.

Dootax está participando do boostLAB
Dootax está participando do boostLAB

A Dootax é uma das empresas do boostLAB, um programa de aceleração de startups organizado pelo banco BTG Pactual.

Regime Tributário: o que você precisa saber?
Regime Tributário: o que você precisa saber?

Lucro Real, Lucro Presumido e Simples Nacional – Conheça aqui todos os Regimes Tributários do Brasil e como fazer a melhor escolha para sua empresa.