Blog

Tecnologia fiscal: otimize a maneira que você trabalha

Tempo de leitura: 4 minutos

Para os profissionais que buscam otimizar as atividades e aumentar a produtividade, a tecnologia fiscal é uma grande aliada. Com o surgimento de novas ferramentas e soluções digitais, tornou-se possível causar uma grande transformação no departamento fiscal.

As rotinas fiscais e tributárias das empresas envolvem diversas atividades fundamentais, que impactam diretamente no sucesso de toda a organização. É fundamental manter-se atualizado sobre as mudanças na legislação e realizar todas as atividades dentro dos prazos – buscando o máximo de eficiência e o mínimo de custos.

Essas atividades envolvem o recebimento físico e fiscal de produtos, escrituração das transações, conferência da documentação fiscal, emissão de notas fiscais, apuração de tributos, emissão de guias para pagamento, entrega das obrigações contábeis e fiscais, entre muitas outras tarefas. E tudo isso deve ocorrer simultaneamente e sem chances de falhas.

Para alcançar esse objetivo, você precisa incorporar a tecnologia fiscal o quanto antes. Neste artigo vamos entender como é possível otimizar a maneira que você trabalha com as novidades digitais!

Principais problemas enfrentados pelo departamento fiscal

O departamento fiscal possui muito desafios no dia a dia, não é mesmo? Cumprir todas as obrigações legais sem “deixar a peteca cair” pode se tornar muito complicado.

Veja quais são os principais problemas enfrentados pelo setor fiscal:

tecnologia fiscal

1. Acompanhar as mudanças na legislação

Cada mudança na legislação exige um período de educação e mudança. Além disso, também é necessário a implementação de novos sistemas e processos para garantir o compliance.

Uma simples mudança de alíquota ou novo incentivo fiscal pode gerar mudanças drásticas. E isso se torna ainda mais complexo em situações de reforma tributária, surgimento de novas obrigações ou criação de novas declarações.

2. Respeitar os prazos

Imagine um e-commerce que alcança resultados incríveis de vendas na Black Friday. Apesar do salto na lucratividade, o departamento fiscal pode se ver com um grande problema em mãos. Afinal, é preciso lidar com um volume muito grande de operações – e é necessário emitir notas fiscais e recolher os tributos devidos em cada uma delas.

Por conta disso, um dos maiores desafios do departamento fiscal é seguir respeitando todos os prazos mesmo com mudanças na legislação ou variações internas. Independentemente da situação, a empresa deve seguir recolhendo seus tributos e entregando as obrigações acessórias.

3. Evolução tecnológica

De acordo com uma pesquisa da Wolters Kluwer, as empresas que adotaram novas tecnologias mais cedo cresceram mais rápido do que as empresas que adotaram tardiamente. As soluções digitais podem ajudar os profissionais do setor fiscal a aumentar sua produtividade, reduzir chances de erros e cortar custos.

Porém, acompanhar a tecnologia fiscal e implementar novas soluções também se torna um problema para muitas organizações – que podem acabar ficando para trás de seus concorrentes.

Tendências da tecnologia fiscal

Você busca se manter atualizado em relação à tecnologia fiscal para otimizar o trabalho na sua empresa? Aqui estão algumas das principais tendências para acompanhar:

Contabilidade baseada em nuvem

A internet possibilitou o armazenamento e processamento de dados de servidores remotos. As pequenas e médias empresas agora podem aproveitar o poder da internet e acessar dados e infraestrutura sem se preocupar com o custo de aquisição e manutenção de serviços de hardware e software no local.

A facilidade de acessar dados a qualquer hora e em qualquer lugar ajuda as empresas a economizar um tempo valioso. Esses benefícios continuarão levando mais empresas a adotar o uso de sistemas de contabilidade baseados em nuvem.

Automação de processos

A automatização de tarefas repetitivas ajudou a eliminar a entrada manual de dados, ao mesmo tempo que economizou horas de trabalho. Como a tecnologia continua a avançar, o setor de fiscal verá mais tarefas automatizadas – que podem incluir a inserção de dados em sistemas, consultas automáticas, apuração de tributos, emissão de guias para pagamento, entre muitas outras atividades.

Deixe os robôs trabalharem

Big data e análise de dados

Com coleta e processamento de dados avançados, agora é possível ter acesso a insights e análises preditivas. Embora a análise não seja totalmente nova na contabilidade, a disponibilidade de ferramentas de análise de dados a torna mais poderosa. Com base nisso, é possível ter acesos a dados valiosos e contribuir para uma melhor tomada de decisões.

Trabalho remoto

As configurações de trabalho remoto estão se tornando comuns na maioria dos setores, e o departamento fiscal também pode adotar essa tendência. Com expectativas de sistemas computadorizados mais avançados, bem como soluções baseadas em nuvem, não será uma surpresa vermos equipes descentralizadas funcionando com eficiência.

Recolhimento automático de tributos

Existem soluções digitais que automatizam todo o processo de pagamento de impostos: apuração, cálculo, geração das guias e pagamento. Dessa forma, é possível garantir que todos os tributos sejam recolhidos dentro do prazo sem complicações.

Além disso, essa é uma forma de evitar outras complicações indiretas – como o atraso em uma entrega para o cliente porque o caminhão ficou parado em um posto fiscal por falta do recolhimento da GNRE.

Você já conhecia o potencial da tecnologia fiscal para a sua empresa? Quer levar os benefícios do mundo digital para o seu departamento? Então conheça as soluções da Dootax!

Compartilhe
Avatar
Sobre o autor

Carlos Lima

Deixe uma resposta

Posts relacionados

Os tributos municipais, estaduais e federais de uma empresa
Os tributos municipais, estaduais e federais de uma empresa

Descubra quais são os principais tributos municipais, estaduais e federais que uma empresa deve pagar.

CAT 42/2018
CAT 42/2018

Entenda todos os detalhes da CAT 42/2018 lançado pelo governo de São Paulo e mais detalhes sobre o e-Ressarcimento.

O que aprender com a Reforma Tributária Neozelandesa?
O que aprender com a Reforma Tributária Neozelandesa?

Descubra como a Nova Zelândia superou sua crise econômica e o que nosso país pode aprender com a reforma tributária neozelandesa.

Escritórios