Blog

Gerador de GNRE: conheça as vantagens

Tempo de leitura: 3 minutos

Um gerador de GNRE pode fazer milagres pelo seu departamento fiscal. Essa solução digital é uma das grandes aliadas dos gestores que buscam por mais produtividade e redução de custos.

As organizações brasileiras precisam encarar uma infinidade de obrigações fiscais – e a emissão da GNRE é apenas uma delas. Porém, em vez de continuar sofrendo com a sobrecarga de trabalho, é possível implementar a automação de atividades. E é exatamente isso que um gerador de GNRE pode fazer pelo seu departamento fiscal.

Logo a seguir vamos destacar as principais vantagens de um gerador de GNRE. Confira!

Automatize GNRE

Quem precisa recolher a GNRE?

A GNRE (Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais) é o documento responsável por registrar as vendas de produtos para fora do Estado que estão sujeitas à substituição tributária. O seu intuito é permitir o recolhimento do ICMS nos Estados de destino do produto.

Ou seja, a guia facilita a partilha do ICMS entre os estados envolvidos na operação logística e tem o objetivo de simplificar a arrecadação dos impostos em operações interestaduais.

Portanto, estão obrigadas a emitir GNRE todas as organizações que vendem produtos para outros estados. Já a responsabilidade do recolhimento é atribuída da seguinte forma:

a) ao destinatário, quando este for contribuinte do imposto

b) ao remetente, quando o destinatário não for contribuinte do imposto

Vantagens de usar um gerador de GNRE

Apesar de ter sido criada para facilitar a arrecadação dos impostos em operações interestaduais, a GNRE consome um tempo precioso dos profissionais do departamento fiscal na realização de sua emissão manualmente. Além disso, basta um erro de digitação para gerar erros no recolhimento adequado do ICMS.

Foi pensando em evitar estes erros que foi criado o software gerador de GNRE da Dootax – que faz a emissão e o pagamento da guia nacional de recolhimento tributário de modo totalmente automático.

Quando incorporado nas rotinas do setor fiscal, o gerador de GNRE gera vários benefícios:

Emitir GNRE
guia nacional de recolhimento de tributos estaduais

Agilidade na emissão

O emissor de GNRE da Dootax emite centenas de guias tributárias em segundos, sem intervenção humana e sem precisar preencher nenhum formulário.

Pagamento descomplicado

A Dootax envia as guias diretamente ao banco ou para o seu ERP. E você pode acessar os relatórios a qualquer hora.

Segurança da informação

Respeito às normas internacionais de segurança, com o uso de avançadas tecnologias para garantir a proteção de todos os usuários, seguindo as melhores práticas da internet. Os dados dos clientes são protegidos e criptografados.

Eliminação de erros humanos

Um gerador de GNRE vai ajudá-lo a eliminar completamente as multas. Nunca mais pague guias em duplicidade, com atraso ou com valores errados.

Diminua FTEs (full-time equivalent)

Um colaborador administrativo gasta 3h/dia com tarefas repetitivas. O gerador de GNRE permite que você coloque as pessoas em funções mais estratégicas e deixe os robôs com o trabalho braçal.

Alcance do compliance fiscal

Garanta o cumprimento de todas obrigações legais referentes à emissão e recolhimento da GNRE – com acesso a relatórios detalhados de todas movimentações.

Evite caminhões barrados em postos fiscais

Guias com erros ou ausentes podem fazer com que caminhões fiquem parados em barreiras fiscais, atrasando a entrega das mercadorias e gerando prejuízo. Garanta a fluidez da sua logística.

Conheça o DOODoc Pagamento de Tributos!

O DOODoc Pagamento de Tributos é a sua solução definitiva para emissão da GNRE automática. Trata-se de um software que faz a emissão e o pagamento das suas guias tributárias de modo totalmente automático, oferecendo segurança para seu negócio.

  • Elimine erros humanos
  • Software na nuvem (SaaS)
  • Implementação rápida
  • Emissão para todo o Brasil

O DOODoc Pagamento de Tributos funciona de uma forma muito simples para solucionar os seus problemas:

  • Integração. O usuário envia para a Dootax os arquivos JSON ou o XML da NFe/CTe. Esse envio pode ser feito através de FTP/(s)FTP, de API ou em um upload manual.
  • RPA Fiscal. O DOODoc Pagamento de Tributos acessa os sites responsáveis pela emissão de cada guia e realiza o preenchimento de formulários e informações de maneira automática.
  • Pagamento. A Dootax faz a integração com qualquer banco através de arquivos CNABs para transmissão ou para o ERP do cliente.

Você já conhecia os benefícios de um gerador de GNRE? Que tal automatizar esse processo com auxílio da Dootax? Visite a nossa página e solicite uma demonstração!

Compartilhe
Avatar
Sobre o autor

Carlos Lima

Deixe uma resposta

Posts relacionados

PEC 45/2019
PEC 45/2019

O objetivo da PEC 45/2019 é substituir um modelo tributário ineficiente por um sistema eficiente e cooperativo, essa é a proposta da reforma tributária.

Como a Dootax pode ajudar o home office?
Como a Dootax pode ajudar o home office?

Neste artigo vamos entender melhor como a Dootax pode ser de grande valor para auxiliar o trabalho das equipes fiscais durante o home office.

Como armazenar documentos fiscais de forma simples
Como armazenar documentos fiscais de forma simples

A sua empresa armazena documentos fiscais corretamente? Aprenda neste artigo como garantir o compliance fiscal de forma simples.