A SEFAZ-PE recentemente anunciou a adoção do layout da GNRE 2.0, o Portal GNRE a partir de 01/04/2019 terá sua versão atualizada e passará a aceitar o novo layout.
Esse novo layout trará algumas novidades que visam a melhoria de performance para a emissão de guias, pois passa a aceitar a emissão em lotes com múltiplos documentos. Veja nesse artigo mais detalhes sobre o que muda!
SEFAZ-PE e a GNRE Online
A SEFAZ Pernambuco é responsável pelo gerenciamento e manutenção do portal GNRE Online. Esse portal visa a simplificação e a centralização de 24 UFs para a emissão de GNRE.
Estão de fora apenas São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Caso queira mais detalhes sobre a emissão de GNRE para cada uma dessas UFs, veja os links a seguir: GNRE-SP, GNRE-RJ, DUA-ES.
Principais mudanças da GNRE 2.0
A versão da GNRE 2.0 já está disponível para testes no ambiente de homologação da SEFAZ-PE (http://www.testegnre.pe.gov.br), essa versão contemplará três opções para geração das guias:
GNRE Simples – esta opção equivale à geração da GNRE atual, ou seja, geração de guia para apenas um pagamento.
GNRE com Múltiplos Documentos de Origem – Nesta opção poderão ser adicionados múltiplos documentos de origem, desde que mantida: Mesma UF destinatária, mesmo Contribuinte Emitente, mesmo Código de Receita e o mesmo Tipo de Documento de Origem.
GNRE com Múltiplas Receitas – Aqui poderão ser adicionados diversos códigos de receitas, desde que mantenha: Mesma UF destinatária e o Mesmo Contribuinte Emitente. Aqui poderá inclusive repetir o mesmo código de receita.
GNRE 2.0 com Múltiplos Documentos
A principal mudança com essas duas novas modalidades, é que ao invés de existir um código de barras para cada documento emitido, ele agrupa todos os documentos, soma os valores e emite um único código de barras com a somatória de todos.
Para um controle mais efetivo é adicionado então uma nova página as suas guias com o detalhamento da guia. Veja abaixo as imagens com o exemplo criado.
Prazo para implantação da GNRE 2.0
A previsão para que o Portal GNRE Online comece a aceitar a versão da GNRE 2.0 é 01/04/2019 (1º de Abril de 2019), porém haverá um período em que aceitará as duas versões simultaneamente.
Esse período é necessário para que as UFs e os contribuintes possa fazer os ajustes necessários para a utilização da nova versão 2.0.
GNRE 2.0 e o DOODoc?
Você cliente Dootax do DOODoc – Pagamento de Tributos, não precisa se preocupar, conforme alinhado em contrato e em nossas apresentações, nós somos responsáveis pela evolução fiscal, legal e tecnológica da plataforma.
Portanto, essa mudança não terá impacto algum para sua operação, ela tende apenas a trazer uma melhor performance na geração das guias GNRE.
Ficou com alguma dúvida? Quer saber como automatizar a emissão e pagamento de suas guias e tributos? Então, entre em contato conosco.
Atualização
A partir do dia 1º de maio de 2020 a versão 1.0 da GNRE não será mais aceita.
Bom dia,
Nos casos de “GNRE 2.0 com Múltiplos Documentos”, como ficaria o conteúdo do XML dessa GNRE.
Você tem um exemplo de XML gerado com essa situação?
Oi, Daniel. Tudo bom? O software da Dootax só precisa do XML de sua nota fiscal. A comunicação com a SEFAZ é feita diretamente pelo sistema, sem necessidade de interferência do cliente. Se você quiser, pode solicitar uma apresentação diretamente com nossos consultores: https://www.dootax.com.br/contato/
SEFAZ-GO disponibiliza consulta de NFe e NFCe emitidas
A SEFAZ-GO disponibilizou em 24.11.2017 uma nova consulta a lotes Enviados. Essa consulta possibilita o contribuinte a consultar todas as NFe’s (modelo 55) e NFC-e’s (Modelo 65) e seus Eventos enviados para a SEFAZ nas últimas 48hs (dia anterior e atual), inclusive as Notas Rejeitadas. Por dia, são cerca de 400 mil rejeições de NF-e […]
A GNRE automática pode ser responsável por economizar recursos preciosos para o departamento fiscal. Descubra aqui como simplificar a emissão desse imposto.
Veja como foi a participação da Dootax no 12º Fórum de Gestão Fiscal e SPED e veja o vídeo do debate onde nosso Head de produtos Luis Pessoto participou.
Bom dia,
Nos casos de “GNRE 2.0 com Múltiplos Documentos”, como ficaria o conteúdo do XML dessa GNRE.
Você tem um exemplo de XML gerado com essa situação?