Blog

GNRE por apuração – ficou mais fácil gerar as guias

Tempo de leitura: 3 minutos

Você quer mais praticidade no processo de gerar guias de GNRE por apuração? Ao incorporar as tecnologias corretas, é possível automatizar esse procedimento – gerando mais eficiência e aumentando a produtividade do departamento fiscal.

Em vez de percorrer todo o processo para geração das guias manualmente, sua empresa pode usar uma solução digital que não demanda esforço humano nesta rotina. Parece perfeito, não é mesmo?

Confira a seguir como gerar as guias de GNRE por apuração com mais facilidade!

Emitir GNRE
guia nacional de recolhimento de tributos estaduais

O que é a GNRE por apuração?

A GNRE (Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais) é o documento responsável pelo recolhimento do ICMS nas vendas de produtos para fora do Estado que estão sujeitas à substituição tributária.

Ou seja, a GNRE facilita a partilha do ICMS entre os estados envolvidos na operação logística e tem o objetivo de simplificar a arrecadação dos impostos em operações interestaduais.

Quando falamos sobre a GNRE, podemos classificar a geração das guias de duas formas diferentes:

  • GNRE por operação. A geração da GNRE por operação é feita quando a empresa não tem a inscrição estadual no estado de destino. Nessa situação, a empresa precisa emitir uma grande quantidade de guias – geralmente de valores mais baixos.
  • GNRE por apuração. A GNRE por apuração é realizada quando a empresa possui inscrição estadual na UF, gerando uma única guia para todas as notas do período apurado. Neste caso, as guias possuem valores mais altos.

Ou seja, a GNRE por apuração é usada pelas empresas que têm inscrição no estado de destino da mercadoria – uma inscrição na Sefaz do estado do cliente. Neste caso, é apurado o montante vendido no mês para um determinado estado e gerada uma única guia – com data de vencimento definida pela legislação estadual de destino.

Como gerar as guias com mais eficiência?

Afinal de contas, como gerar as guias de GNRE pro apuração com facilidade e eficiência?

O segredo está na automação do processo!

Com a automação de processos, você pode percorrer todos os passos para emissão da GNRE sem a necessidade de esforços manuais. Ou seja, uma solução digital fica responsável por todos os procedimentos – gerando diversos benefícios:

  • Redução do tempo gasto na realização de tarefas manuais ou repetitivas
  • Simplificação de processos no departamento fiscal
  • Precisão nos cálculos do ICMS a ser recolhido
  • Consistência e previsibilidade no cumprimento das obrigações
  • Aumento da produtividade de todo o departamento fiscal
  • Redução de custos no desenvolvimento dos processos internos
  • Redução das chances de erros e falhas
  • Em caso de turn-over, o treinamento do novo profissional/equipe é reduzido drasticamente
  • Eliminação de problemas com caminhões parados em barreiras fiscais – agilizando as entregas feitas pela sua organização

DOODoc Pagamento de Tributos: a solução para facilitar a GNRE por apuração

O DOODoc Pagamento de Tributos é a sua solução definitiva para emissão da GNRE de forma automática. Trata-se de um software que faz a emissão e o pagamento das suas guias tributárias de modo totalmente automático, oferecendo segurança para seu negócio.

  • Otimiza processos e aumenta a produtividade.
  • Reduz custos.
  • Elimina tarefas repetitivas e possíveis erros.

O DOODoc Pagamento de Tributos funciona de uma forma muito simples para solucionar os seus problemas:

  • Integração. O usuário envia para a Dootax os arquivos JSON ou o XML da NFe/CTe. Esse envio pode ser feito através de FTP/(s)FTP, de API ou em um upload manual.
  • RPA Fiscal. O DOODoc Pagamento de Tributos acessa os sites responsáveis pela emissão de cada guia e realiza o preenchimento de formulários e informações de maneira automática.
  • Pagamento. A Dootax faz a integração com qualquer banco através de arquivos CNABs para transmissão ou para o ERP do cliente.

Você está preparado para gerar a GNRE automática e simplificar a geração da GNRE por apuração? Então agende uma demonstração do DOODoc Pagamento de Tributos!

Compartilhe
Avatar
Sobre o autor

Carlos Lima

Deixe uma resposta

Posts relacionados

Guia GNRE: Você está preparado para o novo layout?
Guia GNRE: Você está preparado para o novo layout?

Quer se preparar melhor para o novo layout da GNRE? Então confira tudo o que você precisa saber neste artigo.

Seu e-commerce está preparado para a Black Friday?
Seu e-commerce está preparado para a Black Friday?

A Black Friday é um evento que pode aumentar as vendas de sua loja virtual, mas para aproveitar os benefícios é preciso estar preparado.

Dootax: Funcionalidades da plataforma de automação fiscal
Dootax: Funcionalidades da plataforma de automação fiscal

Você conhece a Dootax? Conheça todas as funcionalidades que esta plataforma de automação fiscal pode proporcionar para sua empresa.