Blog

GNRE por operação – como emitir rapidamente

Tempo de leitura: 3 minutos

Sua empresa precisa emitir dezenas de guias de GNRE por operação manualmente? Esse é um trabalho que demanda um grande tempo da equipe – que poderia ser usado para outras rotinas de maior valor estratégico.

Felizmente, essa é uma realidade que já está ficando para trás em muitas empresas. Com a evolução da tecnologia, torna-se possível emitir rapidamente a GNRE por operação por meio da automação desse processo. Dessa forma, as guias são emitidas e pagas em poucos segundos.

Quer entender melhor como você pode emitir rapidamente a GNRE por operação? Descubra logo a seguir.

Deixe os robôs trabalharem

O que é a GNRE?

A GNRE (Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais) é o documento responsável por registrar as vendas de produtos para fora do Estado que estão sujeitas à substituição tributária. O seu intuito é permitir o recolhimento do ICMS nos Estados de destino do produto.

Ou seja, a guia facilita a partilha do ICMS entre os estados envolvidos na operação logística e tem o objetivo de simplificar a arrecadação dos impostos em operações interestaduais.

A partir disso, estão obrigadas a emitir GNRE todas as organizações que vendem produtos para outros estados. Já a responsabilidade do recolhimento é atribuída da seguinte forma:

a) ao destinatário, quando este for contribuinte do imposto

b) ao remetente, quando o destinatário não for contribuinte do imposto

O que é a GNRE por operação?

A geração da GNRE pode ser classificadas de duas formas diferentes:

  • GNRE por apuração. Deve ser realizada quando a empresa possui inscrição estadual na UF, gerando uma única guia para todas as notas do período apurado.
  • GNRE por operação. A geração da GNRE por operação é feita quando a empresa não tem a inscrição estadual no estado de destino. Nessa situação, a empresa precisa emitir uma grande quantidade de guias – geralmente de valores mais baixos.

Imagine que você tenha uma empresa sediada no estado de Minas Gerais e faz vendas para uma empresa localizada no Rio Grande do Sul. Por não ter inscrição estadual no RS, sua empresa fica obrigada a emitir GNRE por operação – gerando uma guia para cada nota fiscal emitida.

Como emitir GNRE por operação com agilidade?

A GNRE foi criada para facilitar a arrecadação dos impostos em operações interestaduais, porém o processo de emissão manual ainda consome um tempo precioso dos profissionais do departamento fiscal. Além disso, basta um erro de digitação para gerar erros no recolhimento adequado do ICMS.

Para contornar a lentidão de gerar GNRE por operação, é possível automatizar esse processo. Com auxílio de uma solução digital, torna-se possível emitir e pagar centenas de guias em poucos minutos.

Quando incorporada nas rotinas do setor fiscal, uma solução digital para automatizar a GNRE gera diversos benefícios:

Emitir GNRE
guia nacional de recolhimento de tributos estaduais
  • Agilidade na emissão. Uma solução de automação emite centenas de guias tributárias em segundos, sem intervenção humana e sem precisar preencher nenhum formulário.
  • Aumento da produtividade. Sem precisar dedicar tanto tempo para rotinas repetitivas como a geração de GNRE por operação, os membros do departamento fiscal possuem mais tempo para outras atividades – ampliando a produtividade do setor.
  • Redução de custos. Com atividades que funcionam com eficiência, torna-se possível reduzir custos com multas, falhas e pagamentos em duplicidade.
  • Armazenamento seguro dos documentos fiscais. Outro benefício de um software de automação é o armazenamento seguro de todas informações processadas.
  • Alcance do compliance fiscal. O compliance fiscal é um dos principais objetivos de qualquer departamento fiscal. E a tecnologia pode ajudá-lo a colocar isso em prática por conta de todos seus benefícios no controle de processos e obrigações.
  • Elimine caminhões parados em barreiras fiscais. Guias com erros ou ausentes podem fazer com que caminhões fiquem parados em barreiras fiscais, atrasando a entrega das mercadorias e gerando prejuízo. Garanta a fluidez da sua logística automatizando a GNRE.

Comece a automatizar a GNRE por operação com a Dootax!

A Dootax faz a emissão e o pagamento da GNRE de modo totalmente automático.

  • Emita 100 guias em 5 segundos
  • Elimine erros humanos
  • Software na nuvem (SaaS)
  • Implementação rápida
  • Emissão para todo o Brasil

Você gostou das dicas para emitir rapidamente a GNRE por operação? Quer conhecer melhor as funcionalidades das soluções da Dootax? Visite nossa página agora!

Compartilhe
Avatar
Sobre o autor

Carlos Lima

Deixe uma resposta

Posts relacionados

Automação das Notas de Serviços Tomados
Automação das Notas de Serviços Tomados

As Notas de Serviços tomados são necessárias em diversas situações para uma organização. Confira como você pode simplificar esse processo.

Lei 8795/20: Rio de Janeiro altera recolhimento de ICMS para marketplaces
Lei 8795/20: Rio de Janeiro altera recolhimento de ICMS para marketplaces

Confira a seguir como a Lei 8795/20 altera o recolhimento de ICMS para marketplaces.

Como fazer Manifestação do Destinatário sem erros
Como fazer Manifestação do Destinatário sem erros

Saiba como realizar a Manifestação de Destinatário de maneira prática e sem erros e garanta a segurança de sua empresa.