

Automação das Notas de Serviços Tomados
As Notas de Serviços tomados são necessárias em diversas situações para uma organização. Confira como você pode simplificar esse processo.
Tempo de leitura: 3 minutos
Sua empresa precisa emitir dezenas de guias de GNRE por operação manualmente? Esse é um trabalho que demanda um grande tempo da equipe – que poderia ser usado para outras rotinas de maior valor estratégico.
Felizmente, essa é uma realidade que já está ficando para trás em muitas empresas. Com a evolução da tecnologia, torna-se possível emitir rapidamente a GNRE por operação por meio da automação desse processo. Dessa forma, as guias são emitidas e pagas em poucos segundos.
Quer entender melhor como você pode emitir rapidamente a GNRE por operação? Descubra logo a seguir.
A GNRE (Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais) é o documento responsável por registrar as vendas de produtos para fora do Estado que estão sujeitas à substituição tributária. O seu intuito é permitir o recolhimento do ICMS nos Estados de destino do produto.
Ou seja, a guia facilita a partilha do ICMS entre os estados envolvidos na operação logística e tem o objetivo de simplificar a arrecadação dos impostos em operações interestaduais.
A partir disso, estão obrigadas a emitir GNRE todas as organizações que vendem produtos para outros estados. Já a responsabilidade do recolhimento é atribuída da seguinte forma:
a) ao destinatário, quando este for contribuinte do imposto
b) ao remetente, quando o destinatário não for contribuinte do imposto
A geração da GNRE pode ser classificadas de duas formas diferentes:
Imagine que você tenha uma empresa sediada no estado de Minas Gerais e faz vendas para uma empresa localizada no Rio Grande do Sul. Por não ter inscrição estadual no RS, sua empresa fica obrigada a emitir GNRE por operação – gerando uma guia para cada nota fiscal emitida.
A GNRE foi criada para facilitar a arrecadação dos impostos em operações interestaduais, porém o processo de emissão manual ainda consome um tempo precioso dos profissionais do departamento fiscal. Além disso, basta um erro de digitação para gerar erros no recolhimento adequado do ICMS.
Para contornar a lentidão de gerar GNRE por operação, é possível automatizar esse processo. Com auxílio de uma solução digital, torna-se possível emitir e pagar centenas de guias em poucos minutos.
Quando incorporada nas rotinas do setor fiscal, uma solução digital para automatizar a GNRE gera diversos benefícios:
A Dootax faz a emissão e o pagamento da GNRE de modo totalmente automático.
Você gostou das dicas para emitir rapidamente a GNRE por operação? Quer conhecer melhor as funcionalidades das soluções da Dootax? Visite nossa página agora!
Carlos Lima
As Notas de Serviços tomados são necessárias em diversas situações para uma organização. Confira como você pode simplificar esse processo.