Blog

O que faz o departamento tributário?

Tempo de leitura: 3 minutos

O departamento tributário exerce um papel de grande importância dentro de uma organização. Apesar de grande parte das ações empresariais possuírem o foco em atividades operacionais, marketing ou vendas, lidar assertivamente com todas as questões tributárias também é essencial para sua sobrevivência e competitividade no mercado.

Uma boa parte das despesas mensais de uma empresa é dedicada ao pagamento de todos os tributos devidos, certo? Se a sua empresa consegue reduzir a carga tributária em 10% em relação aos concorrentes, isso significa uma grande vantagem para o desenvolvimento do negócio. Por essa razão, as atividades do departamento tributário estão ligadas diretamente com as finanças.

Neste artigo entenderemos melhor o que faz o departamento tributário e qual é a sua importância dentro de uma organização. Confira.

O que é o departamento tributário?

O Brasil possui um complexo sistema tributário – que inclui vários impostos, taxas e contribuições que devem ser pagos todos os meses pelas pessoas jurídicas. Entre impostos federais, estaduais e municipais, muitos empresários ficam perdidos com as exigências feitas pelo poder público.

Entretanto, o recolhimento correto de todos os tributos é fundamental para que a empresa atue de forma lícita e evite ter que pagar multas ou sofrer outras penalidades. Além disso, é desejável que a empresa tenha que pagar o menor valor possível para manter as atividades dentro das exigências feitas pelo Fisco.

O departamento tributário é a área da empresa que lida com todas essas informações. Mais do que apurar tributos e entregar obrigações acessórias, o departamento tributário fica responsável por todo o impacto dos tributos nas atividades da empresa – auxiliando com a geração de informações úteis para a tomada de decisão.

Principais funções

O departamento tributário exerce diversas atividades muito importantes para uma organização ter um bom relacionamento com os tributos. Veja quais são as principais delas:

  • Garantir a continuidade da empresa. As atividades desenvolvidas pelo departamento tributário têm o objetivo de garantir a continuidade das atividades da empresa – que precisa recolher tributos e cumprir diversas obrigações acessórias todos os meses.
  • Controle dos prazos de pagamento. Geralmente, o pagamento dos tributos é executado pelo setor financeiro – porém, o departamento tributário também fica de olho no cumprimento dos prazos para evitar atrasos.
  • Planejamento tributário. O planejamento tributário é uma rotina executada com o objetivo de reduzir a carga tributária da empresa, diminuindo os gastos com tributos.
  • Auxílio em outras rotinas contábeis. Existem muitas outras rotinas contábeis que são executados pelo departamento tributário ou outras áreas responsáveis pela contabilidade. Todas essas áreas trabalham em conjunto para garantir os melhores resultados.
  • Orientação para demais áreas da empresa. As informações geradas pelo departamento tributário podem ser aplicadas em diversas áreas da empresa para embasar as suas decisões.

Maiores desafios

O principal desafio desse tipo de departamento sempre foi garantir o recolhimento adequado de todos os tributos e cumprimento das obrigações acessórias. Com o passar dos tempos, encontrar as melhores alternativas de regime tributário também passou a ser uma grande prioridade dentro do setor.

Além desses desafios, nos últimos anos também cresceu a necessidade de otimizar as atividades tributárias e reduzir custos de execução. Se toda organização deve funcionar como uma só, os ganhos de obtidos por um setor impactam em toda empresa – seja uma redução de custos administrativos ou o aumento da produtividade do setor comercial.

Com o departamento tributário não é diferente. Quando as atividades funcionam com eficiência, é possível aumentar a produtividade e reduzir custos – beneficiando toda a organização. Com o uso de soluções como o DOODoc – Pagamento de Tributos é possível automatizar atividades de apuração de impostos, preenchimento de guias de pagamento e emissão dos documentos fiscais.

Você já conhecia as principais características do departamento tributário? Gostaria de conhecer melhor as soluções que podem ser utilizadas para otimizar o desempenho desse setor? Então visite o site da Dootax!

Compartilhe
Avatar
Sobre o autor

Thiago Souza

Deixe uma resposta

Posts relacionados

10 razões para adquirir o RPA Fiscal – pagamento de tributos
10 razões para adquirir o RPA Fiscal – pagamento de tributos

Ainda não está convencido que o RPA Fiscal é uma ótima solução para sua empresa? Veja nessa matéria 10 motivos para a implementação do RPA Fiscal.

Como conquistar compliance fiscal inteligente?
Como conquistar compliance fiscal inteligente?

Neste artigo do blog da Dootax, nós veremos como sua empresa pode garantir o compliance fiscal inteligente. Acompanhe.

Dootax está participando do boostLAB
Dootax está participando do boostLAB

A Dootax é uma das empresas do boostLAB, um programa de aceleração de startups organizado pelo banco BTG Pactual.

Escritórios