Blog

Trabalho remoto: como manter a produtividade de sua equipe

Tempo de leitura: 3 minutos

O mundo está atravessando um momento conturbado por conta da pandemia do novo coronavírus. Como consequência das recomendações de isolamento social, as empresas estão precisando reformular seus processos e migrar para o trabalho remoto.

Apesar de existirem várias ferramentas que auxiliam na execução do trabalho remoto, muitas organizações enfrentam dificuldades para manter a produtividade. Principalmente para gestores que nunca gerenciaram equipes à distância, o período de adaptação pode ser complicado.

Para ajudá-lo a manter a produtividade da sua equipe em meio a esse período de crise, veremos algumas dicas de trabalho remoto. Acompanhe.

Os desafios do trabalho remoto em tempos de crise

Para diminuir as chances do contágio do novo coronavírus, grande parte das empresas estão liberando os funcionários para trabalhar em casa. Porém, essa mudança repentina no modelo de trabalho exige uma rápida adaptação para manter a disciplina, a organização e a produtividade.

Algumas organizações já utilizam o trabalho remoto como alternativa há alguns anos, mas muitas outras estão vivenciando sua primeira experiência. Sabemos que é perfeitamente possível alcançar uma boa produtividade operando com equipes distantes fisicamente, mas é preciso superar o estranhamento inicial.

Os principais desafios na implementação do trabalho remoto em tempos de crise são a resistência inicial da equipe e a ausência de ferramentas adequadas. Porém, com uma boa gestão sobre essas mudanças é possível superar essas dificuldades e manter a organização operando normalmente.

Trabalho remoto
Business photo created by freepik – www.freepik.com

7 dicas para manter a produtividade de sua equipe

1. Alinhe e estipule metas

Para conduzir atividades presenciais, é fundamental alinhar os objetivos e estipular metas. No trabalho remoto, essa necessidade se torna ainda mais evidente. Sem um acompanhamento próximo do gestor, você precisa garantir que todas as pessoas da equipe estejam bem alinhadas sobre as suas atividades, prazos e prioridades.

2. Oriente os funcionários

Trabalhar em casa pode parecer um sonho para muitas pessoas. Porém, na prática as coisas nem sempre são tão perfeitas assim. Para minimizar as chances de problemas, instrua sua equipe em relação à montagem de um ambiente propício para o trabalho – com um local silencioso, uma cadeira confortável e luz apropriada para o trabalho.

3. Faça um check-in diário

Fazer um check-in diário é importante para manter a motivação da equipe e acompanhar o desenvolvimento dos trabalhos. Para isso, sua equipe precisa vê-lo e você precisa vê-los. A boa notícia é que serviços como o Zoom ou os Hangouts tornam isso relativamente fácil.

4. Comunique-se muito

Provavelmente, é desnecessário dizer que você deve estar em comunicação regular com sua equipe. Uma das coisas mais difíceis de trabalhar em casa, especialmente se você está acostumado a um ambiente de escritório, é a sensação de solidão e isolamento que pode surgir. Isso é especialmente verdade, considerando que muitas pessoas estão praticando o distanciamento social.

5. Aproveite a tecnologia

Como gerente, seu trabalho é manter sua equipe conectada. As ferramentas de comunicação são uma maneira simples de manter todos envolvidos. Embora o e-mail e o Whatsapp possam ser uma solução de curto prazo, ferramentas como Slack ou Microsoft Teams são muito mais adequadas para colaboração e comunicação. E algumas dessas ferramentas de colaboração estão disponíveis gratuitamente durante o período de crise.

Quer aprender mais sobre o papel da tecnologia neste momento de crise? Então confira este webinar que a Dootax realizou em parceria com a Fhinck:

6. Garanta recursos para sua equipe

Verifique se sua equipe tem a tecnologia necessária para realizar o trabalho. Se de repente você tiver uma equipe de trabalhadores remotos, isso significa que há uma boa chance de que eles precisem de ferramentas como laptops, software, dispositivos móveis ou até uma conexão de internet de alta velocidade. Não é razoável supor que todos tenham todas essas coisas, e é sua responsabilidade como gerente garantir que eles tenham.

7. Automatize tarefas burocráticas

Uma grande dica para manter a produtividade com o trabalho remoto é automatizar tarefas burocráticas. Aproveite que você está explorando novas ferramentas digitais e busque soluções que reduzem a necessidade de execução de atividades manuais e repetitivas.

A Dootax é uma startup especializada no recolhimento tributário que possui diversas soluções capazes de automatizar atividades no departamento fiscal – incluindo emissão de documentos fiscais, pagamento de tributos, armazenamento de documentos, manifesto do destinatário e muitos outros recursos.

Você gostou das dicas para manter a produtividade da sua equipe operando em trabalho remoto? Quer conhecer melhor as funcionalidades das soluções Dootax? Então visite nossa página.

Compartilhe
Sobre o autor

Thiago Souza

Deixe uma resposta

Posts relacionados

Bahia publica legislação regulamentando a NFC-e
Bahia publica legislação regulamentando a NFC-e

Estado participante do projeto piloto da NFC-e, a Bahia agora oficializa sua adesão ao modelo NFC-e com a publicação do Decreto 15.490/2014. A SEFAZ/BA informa que o implantação da NFC-e no estado deve iniciar já no segundo semestre de 2014, com previsão de liberação do calendário de obrigatoriedade em 2015. Acesse agora o hotsite da […]

Dootax – Prêmio Confeb 2019
Dootax – Prêmio Confeb 2019

Em 2019 – A Dootax foi convidada para participar do Prêmio Confeb – Fornecedor doAno – Sistema de Solução Fiscal! Contamos com seu voto!

Dootax está participando do boostLAB
Dootax está participando do boostLAB

A Dootax é uma das empresas do boostLAB, um programa de aceleração de startups organizado pelo banco BTG Pactual.

Escritórios