Blog

Calculadora Tributária: mensure o tempo perdido com tributos

Tempo de leitura: 3 minutos

Não seria ótimo se existisse uma calculadora tributária para você visualizar claramente quanto tempo sua equipe desperdiça apenas calculando e pagando tributos? Com tantos impostos que devem ser pagos pelas empresas brasileiras, isso pode facilmente se tornar um vilão na produtividade do setor fiscal.

Apesar de sabermos que lidar com os tributos faz parte das rotinas do departamento fiscal, você certamente não deseja que os funcionários passem dezenas de horas apenas lidando com tributos todas as semanas, não é mesmo?

Confira, a seguir, como você pode utilizar uma calculadora tributária para visualizar o tempo perdido com tributos!

Calculadora de Tempo Desperdiçado

Brasil: um país de alta complexidade tributária

O Sistema Tributário Nacional é marcado pela sua complexidade – especialmente com relação aos tributos sobre bens e serviços (PIS, COFINS, IPI, ICMS e ISS), que possuem regras próprias e requerem conhecimento específico sobre as características de cada um deles.

Nesses tributos, existem benefícios fiscais, regimes especiais, isenções e reduções de bases de cálculo, cuja regulação é feita por diversas leis, decretos, regulamentos e portarias emitidas nas três esferas de governo: União, Estados e Municípios.

Considerando que o Brasil possui 27 estados e mais de 5.500 municípios, não é difícil compreendermos a origem de toda essa complexidade, não é mesmo? São muitas legislações conflitantes coexistindo para regular a tributação.

Por que os tributos consomem tanto tempo?

Acabamos de ver como o sistema tributário é marcado pela sua complexidade. Por isso, não é nenhuma novidade que os tributos consomem tanto tempo. Os profissionais precisam acompanhar as obrigações tributárias, calcular impostos, emitir guias e garantir o seu pagamento.

Quando todo esse processo é feito de forma manual, diversas horas são desperdiçadas todas as semanas. Sob o ponto de vista dos gestores do setor fiscal, essa é uma perda considerável na produtividade – afinal, esses profissionais poderiam usar esse tempo em outras rotinas mais estratégicas.

Além disso, ainda existem outras complicações que podem surgir ao emitir as guias tributárias manualmente:

  • Multas por atraso: um simples atraso no momento de gerar as guias de pagamento pode levar a sua empresa a ter multas no recolhimento dos impostos devidos.
  • Pagamento em duplicidade: outro problema que pode ocorrer ao gerar guias manualmente é o pagamento em duplicidade – quando o imposto é recolhido mais de uma vez sobre a mesma operação.
  • Caminhão parado em barreira fiscal: quando as guias de pagamento não são emitidas adequadamente, os seus caminhões podem ser parados em barreiras fiscais – gerando inúmeros outros prejuízos.
Pessoas foto criado por nensuria – br.freepik.com

Calculadora Tributária: uma ferramenta gratuita para calcular tempo gasto com guias

Está curioso para saber quanto tempo sua equipe está perdendo apenas para fazer a emissão de guias para o recolhimento de tributos? A Calculadora Tributária pode mostrar isso em poucos segundos!

Utilizar a Calculadora Tributária é muito simples. Tudo o que você precisa fazer é inserir a quantidade de guias que a sua empresa emite para os principais impostos federais, estaduais e municipais – COFINS, COFINS Importação, CSLL, II, IPI, IRRF, PIS, PIS Importação, ICMS, ICMS DIFAL (EC/87), ICMS-ST, FECP e ISS.

Com base nisso, a Calculadora Tributária vai calcular quantas horas sua empresa desperdiça emitindo guias tributárias – e quanto poderia economizar com a automação desse processo.

Acesse agora mesmo a Calculadora Tributária e conheça o tempo desperdiçado pela sua equipe apenas com a emissão de guias tributárias!

Compartilhe
Alessandra Muniz
Sobre o autor

Alessandra Muniz

Deixe uma resposta

Posts relacionados

Chegou a hora de simplificar a rotina fiscal
Chegou a hora de simplificar a rotina fiscal

Chegou a hora de simplificar a rotina fiscal da sua empresa! Veja como a automação fiscal pode transformar o trabalho.

Como economizar com empresas de BPO?
Como economizar com empresas de BPO?

Sabia que é possível gerar economias ainda maiores com empresas de BPO? Neste artigo vamos entender melhor como isso acontece na prática.

Fundo estadual de combate e erradicação à pobreza
Fundo estadual de combate e erradicação à pobreza

O Fundo estadual de combate e erradicação à pobreza causa muitas dúvidas, mas a Dootax conta tudo sobre o recolhimento deste tributo.

Escritórios