

Entenda o ISS
Entenda como funciona o ISS (Imposto sobre Serviços) e evite complicações no seu recolhimento dentro das exigências legais.
Tempo de leitura: 3 minutos
Conquistar compliance fiscal inteligente é o grande objetivo das equipes fiscais atualmente. Com o surgimento de ferramentas digitais que podem auxiliar no desenvolvimento das atividades, torna-se possível criar processos mais eficientes, seguros e ágeis.
Sabemos que ter o compliance fiscal em dia não é tarefa fácil. Afinal, no nosso país existe uma quantidade absurda de normas tributárias. É tanta informação para se atualizar que o contribuinte fica perdido. Não à toa, o Brasil é o país onde se gasta mais tempo para lidar com a burocracia tributária no mundo, conforme um relatório divulgado pelo Banco Mundial.
Neste mar de burocracia, é preciso buscar novas maneiras de simplificar e resolver esse problema. Em vez de brigar com as normas legais, é preferível buscar alternativas para conquistar o compliance fiscal inteligente.
Neste artigo veremos como sua empresa pode garantir este compliance fiscal inteligente. Acompanhe.
O compliance fiscal é um termo que se refere ao cumprimento de todas as normas e regras fiscais que uma organização deve seguir – minimizando as chances de complicações. Com tantas exigências legais que existem no Brasil, essa é uma preocupação frequente para as pessoas jurídicas.
Mais do que garantir o cumprimento das normas legais, o compliance fiscal transmite segurança e tranquilidade em relação a esse cumprimento das exigências fiscais em longo prazo. Através de ferramentas que auxiliam no controle sobre todos os processos internos é possível garantir que nenhum compromisso passe sem ser notado.
Na prática, trata-se de uma mudança de postura por parte das empresas. Em vez de apenas reagir quando o Fisco encontra problemas, o compliance fiscal deve ser proativo – estruturando processos internos e incorporando as ferramentas certas para mapear e cumprir todas obrigações fiscais.
Boa parte do sucesso do compliance fiscal inteligente está no uso correto da tecnologia que está à disposição. É fundamental promover uma integração entre as informações fiscais – que precisam estar corretas na emissão da nota fiscal, geração das guias para pagamento de tributos e em todas outras obrigações fiscais e contábeis.
A automação de processos fiscais contribui para que isso seja colocado em prática. Quanto menos a empresa depender dos processos manuais, menores são as chances de ocorrência de erros nos procedimentos fiscais e tributários.
Imagine todos os problemas que poderiam surgir por conta do preenchimento errado de um documento de arrecadação. Uma simples vírgula no local errado faz com que a sua empresa recolha um valor superior ou inferior ao devido – o que pode gerar várias outras consequências negativas.
Mais do que isso, atualmente é muito difícil controlar todas obrigações existentes e mudanças na legislação manualmente. Por outro lado, uma solução digital automatiza esses procedimentos e simplifica as atividades do departamento fiscal.
A robotização de processos consiste em definir diversos procedimentos repetitivos que são realizados por humanos e que podem ser automatizados. Aplicando isso dentro do departamento fiscal, torna-se possível obter uma série de vantagens:
Você ficou interessado em conquistar o compliance fiscal inteligente a partir do uso da tecnologia? Então a Dootax pode ajudá-lo!
A Dootax oferece soluções de robotização para a área fiscal, viabilizando uma redução da carga de trabalho mensal. Trata-se de uma plataforma que oferece uma ferramenta que automatiza tarefas – incluindo emissão de documentos fiscais, pagamento de tributos, gerenciamento de DT-e e muitos outros recursos.
Você gostou das dicas para garantir o compliance fiscal inteligente? Quer continuar aprendendo sobre o tema? Confira este webinar que a Dootax organizou com a participação de Jorge Campos, do Portal SPED Brasil:
Carlos Lima
Entenda como funciona o ISS (Imposto sobre Serviços) e evite complicações no seu recolhimento dentro das exigências legais.