Blog

Como conquistar compliance fiscal inteligente?

Tempo de leitura: 3 minutos

Conquistar compliance fiscal inteligente é o grande objetivo das equipes fiscais atualmente. Com o surgimento de ferramentas digitais que podem auxiliar no desenvolvimento das atividades, torna-se possível criar processos mais eficientes, seguros e ágeis.

Sabemos que ter o compliance fiscal em dia não é tarefa fácil. Afinal, no nosso país existe uma quantidade absurda de normas tributárias. É tanta informação para se atualizar que o contribuinte fica perdido. Não à toa, o Brasil é o país onde se gasta mais tempo para lidar com a burocracia tributária no mundo, conforme um relatório divulgado pelo Banco Mundial.

Neste mar de burocracia, é preciso buscar novas maneiras de simplificar e resolver esse problema. Em vez de brigar com as normas legais, é preferível buscar alternativas para conquistar o compliance fiscal inteligente.

Neste artigo veremos como sua empresa pode garantir este compliance fiscal inteligente. Acompanhe.

Deixe os robôs trabalharem

O que é o Compliance Fiscal?

O compliance fiscal é um termo que se refere ao cumprimento de todas as normas e regras fiscais que uma organização deve seguir – minimizando as chances de complicações. Com tantas exigências legais que existem no Brasil, essa é uma preocupação frequente para as pessoas jurídicas.

Mais do que garantir o cumprimento das normas legais, o compliance fiscal transmite segurança e tranquilidade em relação a esse cumprimento das exigências fiscais em longo prazo. Através de ferramentas que auxiliam no controle sobre todos os processos internos é possível garantir que nenhum compromisso passe sem ser notado.

Na prática, trata-se de uma mudança de postura por parte das empresas. Em vez de apenas reagir quando o Fisco encontra problemas, o compliance fiscal deve ser proativo – estruturando processos internos e incorporando as ferramentas certas para mapear e cumprir todas obrigações fiscais.

Como a tecnologia contribui para o compliance fiscal inteligente

Boa parte do sucesso do compliance fiscal inteligente está no uso correto da tecnologia que está à disposição. É fundamental promover uma integração entre as informações fiscais – que precisam estar corretas na emissão da nota fiscal, geração das guias para pagamento de tributos e em todas outras obrigações fiscais e contábeis.

A automação de processos fiscais contribui para que isso seja colocado em prática. Quanto menos a empresa depender dos processos manuais, menores são as chances de ocorrência de erros nos procedimentos fiscais e tributários.

Imagine todos os problemas que poderiam surgir por conta do preenchimento errado de um documento de arrecadação. Uma simples vírgula no local errado faz com que a sua empresa recolha um valor superior ou inferior ao devido – o que pode gerar várias outras consequências negativas.

Mais do que isso, atualmente é muito difícil controlar todas obrigações existentes e mudanças na legislação manualmente. Por outro lado, uma solução digital automatiza esses procedimentos e simplifica as atividades do departamento fiscal.

A robotização de processos consiste em definir diversos procedimentos repetitivos que são realizados por humanos e que podem ser automatizados. Aplicando isso dentro do departamento fiscal, torna-se possível obter uma série de vantagens:

  • Redução do tempo gasto na realização de tarefas manuais ou repetitivas
  • Precisão nos cálculos
  • Facilidade em monitorar todos os compromissos fiscais ao longo do ano
  • Consistência e previsibilidade nos resultados obtidos com a automação
  • Aumento da produtividade de todo o departamento fiscal
  • Redução de custos no desenvolvimento dos processos internos
  • Melhoria da qualidade das informações obtidas
  • Redução das chances de erros e falhas
  • Em caso de turn-over, o treinamento do novo profissional/equipe é reduzido drasticamente

Dootax: a solução para alcançar o compliance fiscal inteligente

Você ficou interessado em conquistar o compliance fiscal inteligente a partir do uso da tecnologia? Então a Dootax pode ajudá-lo!

A Dootax oferece soluções de robotização para a área fiscal, viabilizando uma redução da carga de trabalho mensal. Trata-se de uma plataforma que oferece uma ferramenta que automatiza tarefas – incluindo emissão de documentos fiscais, pagamento de tributos, gerenciamento de DT-e e muitos outros recursos.

Você gostou das dicas para garantir o compliance fiscal inteligente? Quer continuar aprendendo sobre o tema? Confira este webinar que a Dootax organizou com a participação de Jorge Campos, do Portal SPED Brasil:

Compartilhe
Avatar
Sobre o autor

Carlos Lima

Deixe uma resposta

Posts relacionados

Imposto Único
Imposto Único

Conheça a proposta de reforma tributária para a criação do Imposto Único e entenda a diferença entre Imposto Único e IVA.

Como emitir GNRE mais rápido?
Como emitir GNRE mais rápido?

Quer saber como emitir a GNRE (guia nacional de recolhimento de tributos estaduais) de uma maneira mais rápida? Confira este artigo.

O que é ISSQN?
O que é ISSQN?

Saiba tudo sobre o ISSQN – Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza – um tributo municipal que incide sobre a prestação de serviços.