Blog

Tax Experience: como conquistar o compliance fiscal de forma inteligente

Tempo de leitura: 3 minutos

Você deseja garantir o compliance fiscal de forma mais inteligente e eficiente? Então você precisa conhecer o conceito de Tax Experience!

Atualmente, fala-se muito da experiência do usuário (UX – User Experience) no uso de sites, aplicativos, compras online, produtos ou serviços. A ideia desse conceito é garantir o máximo de satisfação dos consumidores em todos os contatos com uma empresa.

A lógica por trás disso é bem simples: um aplicativo de vendas de fácil navegação ou um software intuitivo geram ótimas experiências e elevam a satisfação. Por outro lado, uma má experiência do usuário pode colocar tudo por água abaixo.

A ideia do Tax Experience é levar essa satisfação do cliente para o setor fiscal – simplificando o recolhimento de tributos e outras rotinas comuns para esses profissionais. Dessa forma, é possível facilitar o acesso ao compliance fiscal e elevar a produtividade.

Quer entender melhor o conceito de Tax Experience e descobrir como conquistar o compliance fiscal de forma inteligente? Confira logo a seguir.

Emitir guias

O que é o Tax Experience?

O Tax Experience é uma nova maneira de alcançar o compliance fiscal, de uma forma mais inteligente e automatizada. Com base nisso, a experiência dos profissionais que lidam com as obrigações fiscais de uma organização ficam mais simples e produtivas.

Assim como o User Experience torna a experiência de um cliente com uma empresa mais satisfatória, o Tax Experience melhora toda a experiência relacionada ao cumprimento das obrigações legais.

O compliance fiscal refere-se ao cumprimento de todas as normas e regras fiscais que uma organização deve seguir – minimizando as chances de complicações. Com tantas exigências legais que existem no Brasil, essa é uma preocupação frequente para as pessoas jurídicas.

Portanto, o compliance fiscal exerce um papel fundamental para uma empresa: transmite segurança e tranquilidade em relação ao cumprimento de todas exigências fiscais que devem ser seguidas. Com base nisso, é possível garantir que nenhum compromisso passe sem ser notado.

E, ao aplicar o Tax Experience, é possível conquistar o compliance fiscal com mais facilidade.

Para compreender mais sobre o tema, confira este vídeo de um webinar sobre Compliance Fiscal, realizado pela Dootax em parceria do sócio e diretor do Portal SPED Brasil, Jorge Campos.

Benefícios de automatizar as tarefas fiscais

Mas, afinal, como o Tax Experience é colocado em prática?

Para viabilizar esse conceito e simplificar a experiência de conquistar o compliance fiscal, é necessário contar com o auxílio da tecnologia. Usando soluções que automatizam as tarefas fiscais torna-se possível reorganizar os processos internos de forma inteligente – com uma experiência mais intuitiva e produtiva.

Imagine o tempo que pode ser economizado quando você possui um sistema que calcula o valor dos impostos e faz a geração das guias para o pagamento. Não é necessário que um profissional perca horas realizando cálculos e preenchendo informações (e ainda correndo o risco de cometer erros). Seria um grande salto de eficiência.

Somente com esse exemplo é possível ter uma boa ideia de como o Tax Experience realmente promove uma experiência positiva para o departamento fiscal, não é?

Photo by Kelly Sikkema on Unsplash

Mas a automação das tarefas fiscais ainda gera diversos outros benefícios:

  • Redução do tempo gasto na realização de tarefas manuais ou repetitivas
  • Precisão nos cálculos
  • Facilidade em monitorar todos os compromissos fiscais ao longo do ano
  • Consistência e previsibilidade nos resultados obtidos com a automação
  • Aumento da produtividade de todo o departamento fiscal
  • Redução de custos no desenvolvimento dos processos internos
  • Melhoria da qualidade das informações obtidas
  • Redução das chances de erros e falhas
  • Em caso de turn-over o treinamento do novo profissional/equipe é reduzido drasticamente

Você já conhecia o conceito de Tax Experience? A Dootax possui as soluções ideais para que sua empresa consiga conquistar o compliance fiscal de forma inteligente e eficiente. Visite nossa página e descubra como podemos ajudá-lo!

Compartilhe
Avatar
Sobre o autor

Carlos Lima

Deixe uma resposta

Posts relacionados

Como o RPA fiscal está revolucionando as empresas?
Como o RPA fiscal está revolucionando as empresas?

Descubra como RPA Fiscal está revolucionando a área fiscal de diversas empresas do Brasil e simplificando o trabalho.

Gestão fiscal: dicas para manter a eficiência de uma empresa
Gestão fiscal: dicas para manter a eficiência de uma empresa

Descubra agora a importância de uma gestão fiscal eficiente e 6 dicas para colocá-la em prática na sua empresa.

Impostos Federais: o que pode mudar após a reforma?
Impostos Federais: o que pode mudar após a reforma?

Entenda quais são os principais impostos federais e como eles podem sofrer mudanças com uma reforma tributária.

Escritórios