Blog

Organize seu trabalho com a automação para CND

Tempo de leitura: 3 minutos

Implementar a automação para CND é uma ótima maneira de organizar seu trabalho e alavancar a produtividade de todo o departamento fiscal da empresa. Em vez de desperdiçar tempo fazendo pesquisas manuais, é possível fazer consultas automáticas e simplificar o gerenciamento desses documentos.

Os profissionais do setor fiscal precisam se preocupar com inúmeras tarefas no dia a dia, certo? Por esse motivo, a possibilidade de automatizar alguns dos processos manuais é sempre bem-vinda para otimizar o uso do tempo de toda a equipe.

Neste artigo vamos entender melhor como você pode organizar seu trabalho com a automação para CND. Confira.

Gestão de Certidões - Dootax

O que é a CND?

A Certidão Negativa de Débito (CND) é o documento emitido pelos órgãos do governo para confirmar que não existem pendências em nome de uma pessoa física ou jurídica. Esse atestado pode abranger pendências de aspectos civil, tributário, fiscal, trabalhista, dentre outros.

Quando uma organização ou instituição do governo deseja fazer negócios com outra empresa, é importante se certificar de que essa empresa está atuando em regularidade com as exigências legais para evitar problemas, certo? Com base na emissão da CND, torna-se possível construir relacionamentos mais transparentes para ambas partes.

É importante destacar que existem diferentes tipos de Certidão Negativa de Débito. Cada órgão pode emitir documentos atestando a inexistência de débitos com finalidades diferentes. Veja quais são os principais tipos de CND:

  • Ministério da Fazenda
  • Secretárias da Fazenda
  • Justiça do trabalho
  • FGTS
  • Tributos imobiliários
  • Execuções fiscais
  • Falência e concordata
automação para CND
Photo by Christin Hume on Unsplash

Por que investir na automação para CND?

Até alguns anos atrás, o processo para emissão da CND precisava ser feito pessoalmente. Um profissional precisava perder algumas horas em filas de prefeituras, receita estadual ou federal para obter o documento. Porém, com a informatização dos órgãos públicos, esse processo passou a ser feito online.

Ou seja, grande parte dos órgãos já permitem a emissão da Certidão Negativa de Débito em formato digital. Para isso, é preciso acessar o site do órgão e informar os dados solicitados.

Entretanto, organizações que precisam emitir diversas CND ainda perdem um tempo precioso realizando acessos manuais. Trata-se de um processo bastante simples, mas que demanda bastante tempo por conta da repetição.

É justamente neste momento que entra a importância da automação para CND. Hoje em dia existem soluções de robotização (RPA – Robotic Process Automation) que podem automatizar a captura, interpretação e processamento de informações utilizadas no dia a dia do negócio. O seu objetivo é eliminar a necessidade de intervenção humana na realização de atividades baseadas em rotinas manuais e repetitivas – como a emissão da CND.

Além de simplificar a emissão e gerenciamento da Certidão Negativa de Débito, uma solução RPA ainda pode gerar vários outros benefícios no departamento fiscal: redução de custos, aumento da produtividade, diminuição das chances de erros, facilidade na estruturação de processos internos, consistência dos resultados obtidos, facilidade na estruturação de processos internos, entre outros.

DOOLivery Gestão de Certidões: a solução de automação para CND

Você ficou interessado na automação para CND? Então você precisa conhecer o DOOLivery Gestão de Certidões. Com essa solução de robotização é possível gerenciar todas as certidões negativas de débito (CND) e certidões positivas emitidas pela sua empresa.

Quer saber como o DOOLivery Gestão de Certidões desburocratiza seu trabalho? Confira aqui em 3 passos:

  1. Cadastro. A empresa faz o cadastro de sua matriz e filiais no sistema da Dootax.
  2. RPA de Certidões. O DOOLivery Gestão de Certidões acessa os sites responsáveis e, de maneira automática, realiza o download de todas as certidões: Certidão de Débitos Relativos a Créditos Tributários Federais e à Dívida Ativa da União, Certificado de regularidade do FGTS, Certidões Negativa de Débito Estaduais e Municipais e Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas.
  3. Integração única. Todas as Certidões recebidas são visualizadas em um único sistema, podendo o usuário criar notificações de Novas Certidões, Certidões a vencer, vencidas dentre outras.

O DOOLivery é indicado para todas empresas que buscam mais agilidade, segurança e simplicidade!

Agilidade

  • Otimize seu trabalho
  • Reduza horas extras
  • Sistema na nuvem – pode ser acessado de qualquer lugar

Segurança

Simplicidade

  • Acesse tudo em um só lugar
  • Automático, sem a necessidade de intervenção humana
  • Trabalhe mais fácil, com menos burocracia

Você está preparado para investir na automação para CND? Entre em contato com a nossa equipe e descubra mais sobre as funcionalidades do DOOLivery Gestão de Certidões.

Compartilhe
Avatar
Sobre o autor

Carlos Lima

2 comentário(s)
  1. Avatar RODRIGO AMARAL SANTOS disse:

    quanto custa a ferramenta de cnd para 50 cnpjs ?

    1. Avatar Carlos Lima disse:

      Oi, Rodrigo. Tudo bom? Nossa equipe comercial vai entrar em contato com você.
      Abs

Deixe uma resposta

Posts relacionados

CBS: benefícios e desvantagens do novo imposto
CBS: benefícios e desvantagens do novo imposto

Com o CBS, o Governo busca criar um sistema tributário mais simples, neutro e homogêneo. Mas o que podemos esperar dele? Confira ao longo deste artigo.

Organize seu trabalho com a automação para CND
Organize seu trabalho com a automação para CND

Neste artigo vamos entender melhor como você pode organizar seu trabalho com a automação para CND (Certidão Negativa de Débito). Confira!

PERT: Programa Especial de Regularização Tributária
PERT: Programa Especial de Regularização Tributária

Você conhece o Programa Especial de Regularização Tributária (PERT)? Descubra agora como ele funciona e quais as implicações da adesão.

Escritórios