Blog

Quando a nuvem é uma opção

Tempo de leitura: < 1 minuto

A oferta de soluções “na nuvem” (cloud-based) é tradicionalmente reconhecida como um dos fatores que aproxima as pequenas e médias empresas, das grandes – quando não imensas – corporações. Os serviços na nuvem possibilitam que as PME briguem num campo de batalha mais justo, porque reduzem o custo inicial de aquisição de softwares e permite que o investimento seja pulverizado ao longo do tempo.

Mas não é essa a única vantagem da “nuvem”! Mesmo as grandes corporações estão de olho em outras vantagens das soluções cloud-based e em seu tripé de benefícios:

Escala – Quando sua solução está na nuvem, o limite de processamento tende ao infinito. Big Data é o assunto do momento, e exemplos de escalabilidade como o Netflix seriam inimagináveis se dependêssemos de hardware próprio.

Onipresença – Soluções cloud-based podem ser acessadas de qualquer lugar e a qualquer tempo. Certamente você ainda encontra empresas onde é preciso uma VPN para ter acesso ao “web”mail, mas se depender da nuvem, essas serão empresas do passado.

Foco no usuário – Soluções na nuvem estão intimamente ligadas ao modelo SaaS – Software as a Service, e isso indica que o foco das aplicações é sempre o serviço que ela entrega. Para proporcionar a melhor experiência ao usuário, é imprescindível abstrair das preocupações com hardware/estrutura/linguagem e etc.

Em resumo, cada vez mais as soluções cloud-based passam a ser alvo das grandes empresas, porque para determinadas tarefas, a nuvem oferece o melhor custo-benefício em relação as soluções on-premise. As preocupações com segurança, privacidade e controle das informações internas permanecem latentes em todas as corporações, mas sabemos que hoje a nuvem já é uma opção possível e às vezes, imbatível.

Compartilhe
Avatar
Sobre o autor

Thiago Souza

Deixe uma resposta

Posts relacionados

Os tributos municipais, estaduais e federais de uma empresa
Os tributos municipais, estaduais e federais de uma empresa

Descubra quais são os principais tributos municipais, estaduais e federais que uma empresa deve pagar.

CAT 42/2018
CAT 42/2018

Entenda todos os detalhes da CAT 42/2018 lançado pelo governo de São Paulo e mais detalhes sobre o e-Ressarcimento.

Prejuízos de um caminhão parado em posto fiscal
Prejuízos de um caminhão parado em posto fiscal

Ter um veículo barrado em um posto fiscal pode causar sérios prejuízos para sua empresa. Saiba como evitar o problema neste artigo.

Escritórios