Blog

Quando a nuvem é uma opção

Tempo de leitura: < 1 minuto

A oferta de soluções “na nuvem” (cloud-based) é tradicionalmente reconhecida como um dos fatores que aproxima as pequenas e médias empresas, das grandes – quando não imensas – corporações. Os serviços na nuvem possibilitam que as PME briguem num campo de batalha mais justo, porque reduzem o custo inicial de aquisição de softwares e permite que o investimento seja pulverizado ao longo do tempo.

Mas não é essa a única vantagem da “nuvem”! Mesmo as grandes corporações estão de olho em outras vantagens das soluções cloud-based e em seu tripé de benefícios:

Escala – Quando sua solução está na nuvem, o limite de processamento tende ao infinito. Big Data é o assunto do momento, e exemplos de escalabilidade como o Netflix seriam inimagináveis se dependêssemos de hardware próprio.

Onipresença – Soluções cloud-based podem ser acessadas de qualquer lugar e a qualquer tempo. Certamente você ainda encontra empresas onde é preciso uma VPN para ter acesso ao “web”mail, mas se depender da nuvem, essas serão empresas do passado.

Foco no usuário – Soluções na nuvem estão intimamente ligadas ao modelo SaaS – Software as a Service, e isso indica que o foco das aplicações é sempre o serviço que ela entrega. Para proporcionar a melhor experiência ao usuário, é imprescindível abstrair das preocupações com hardware/estrutura/linguagem e etc.

Em resumo, cada vez mais as soluções cloud-based passam a ser alvo das grandes empresas, porque para determinadas tarefas, a nuvem oferece o melhor custo-benefício em relação as soluções on-premise. As preocupações com segurança, privacidade e controle das informações internas permanecem latentes em todas as corporações, mas sabemos que hoje a nuvem já é uma opção possível e às vezes, imbatível.

Compartilhe
Avatar
Sobre o autor

Thiago Souza

Deixe uma resposta

Posts relacionados

Gestão de crise: veja 5 dicas que podem ajudar
Gestão de crise: veja 5 dicas que podem ajudar

Para ajudá-lo a superar este cenário de extrema incerteza, veremos algumas dicas para uma boa gestão de crise. Confira!

Qual o custo de um caminhão parado em uma barreira fiscal?
Qual o custo de um caminhão parado em uma barreira fiscal?

Um caminhão parado em uma barreira fiscal gera vários custos extras para uma organização. Entenda como avaliar essas despesas.

Gestão fiscal: dicas para manter a eficiência de uma empresa
Gestão fiscal: dicas para manter a eficiência de uma empresa

Descubra agora a importância de uma gestão fiscal eficiente e 6 dicas para colocá-la em prática na sua empresa.