Blog

Software de CND: agilize suas tarefas fiscais

Tempo de leitura: 4 minutos

No mundo acelerado em que vivemos, conseguir agilizar as tarefas fiscais é um dos principais objetivos de qualquer gestor, não é? Para isso, é possível explorar diversas das novas tecnologias que estão surgindo para automatizar processos. E é exatamente isso que um software de CND pode fazer pelo seu negócio.

A emissão de certidões negativas é uma das rotinas realizadas recorrentemente pelo departamento fiscal. Apesar de ser um processo sem maiores complicações, trata-se de uma atividade que toma um tempo precioso dos profissionais desnecessariamente.

Com um software de CND, você consegue agilizar suas tarefas fiscais com segurança e eficiência. Confira logo a seguir como colocar isso em prática.

Gestão de Certidões - Dootax

O que é uma certidão negativa?

A certidão negativa é um documento com a função de comprovar a situação legal de pessoas físicas e jurídicas – confirmando que não existem pendências financeiras ou processuais.

Trata-se de um documento que pode ser emitido por vários órgãos do governo – cada um com uma finalidade diferente. Dentro do departamento fiscal, destaca-se a certidão negativa de débitos relativos a créditos tributários federais e à dívida ativa da União – que é emitida pela Receita Federal.

Na prática, diversas ações usuais para uma empresa exigem certidões negativas para serem realizadas: abrir um novo negócio, ser aprovado como fornecedor de empresas multinacionais, participar de uma licitação, solicitar um empréstimo, entre outras.

Por conta disso, essa é mais uma rotina que exige a atenção do departamento fiscal. Apesar de ser possível fazer a emissão da certidão negativa via internet, cada tipo de certidão tem um caminho específico – e exige o preenchimento de diversas informações sobre a pessoa jurídica ou pessoa física.

Qual é o papel de um software de CND?

Acabamos de ressaltar que a emissão de uma certidão negativa pode ser realizada pela internet. Porém, isso não significa que não seja uma rotina que exige tempo e esforço da equipe. Basta imaginar o processo de emitir dezenas de certidões ou, então, fazer o monitoramento constante das certidões positivas.

O papel do software de CND é justamente simplificar esse processo. Trata-se de uma maneira de automatizar a emissão e o gerenciamento de todas certidões da sua empresa – de forma segura e acessível.

Na prática, um software de certidões negativas acessa os sites responsáveis e, de maneira automática, realiza o download de todas as certidões. Dessa forma, torna-se possível poupar tempo e recursos do departamento fiscal – alocando os profissionais em outras atividades.

software de CND
Negócio vetor criado por pch.vector – br.freepik.com

Como escolher um software de CND?

Ao decidir utilizar um software de CND, é comum chegar a uma grande questão: como escolher a melhor solução para auxiliar sua empresa com eficiência?

Aqui estão algumas dicas que vão ajudá-lo a tomar a decisão:

  • Avalie as certidões emitidas. É fundamental avaliar quais são as certidões que podem ser geradas automaticamente pelo sistema. Por exemplo, o DOOLivery Gestão de Certidões pode realizar o download de todas as certidões: Certidão de Débitos Relativos a Créditos Tributários Federais e à Dívida Ativa da União, Certificado de regularidade do FGTS, Certidões Negativa de Débito Estaduais e Municipais e Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas.
  • Conheça a possibilidade de integração. Priorize um software de CND que permita que todas as certidões recebidas possam ser visualizadas em um único sistema – permitindo que o usuário crie notificações de Novas Certidões, Certidões a vencer, vencidas, dentre outras.
  • Considere o tempo para implementação. Quanto mais rápido for o processo de implementação do software de CND, antes você pode começar a automatizar a emissão das certidões negativas na sua empresa.
  • Calcule o custo-benefício. Uma comparação do custo da solução com os benefícios que você pode obter é uma ótima maneira de escolher o melhor software de certidões negativas.
  • Leve em consideração a facilidade no uso. Dê prioridade para um software de CND com interface simples e intuitiva. Além disso, avalie se o seu parceiro fornece treinamento para novos clientes e tem uma equipe de suporte dedicada e atenciosa.
  • Preze pela segurança. Por lidar com informações importantes da sua empresa, você deseja contar com um sistema que mantém todos os dados protegidos e criptografados – usando tecnologias para garantir a segurança de todos os usuários.

Conheça o DOOLivery Gestão de Certidões

O DOOLivery Gestão de Certidões é um software de CND que permite a emissão e gerenciamento de todas as certidões da sua empresa, de forma segura e acessível. Tenha agilidade, segurança e nunca mais perca uma notificação importante do governo.

São várias as vantagens de utilizar o DOOLivery Gestão de Certidões:

  • Seja avisado quando uma nova certidão positiva surgir
  • Elimine a necessidade de acessar centenas de sites para consultar certidões
  • Centralize suas atividades e organiza seu dia a dia
  • Controle de diferentes tipos de certidões
  • Com alguns cliques, emita e gerencie certidões negativas em lotes, de forma confiável e ágil

Você já utiliza um software de CND para agilizar suas tarefas fiscais? Quer levar as funcionalidades do DOOLivery Gestão de Certidões para a sua empresa? Então entre em contato com a nossa equipe de especialistas.

Compartilhe
Avatar
Sobre o autor

Carlos Lima

6 comentário(s)
  1. Avatar Romauro disse:

    Prezados, bom dia.
    Estou começando um escritório de contabilidade, gostaria de saber o custo do software de CND. Por enquanto estou começando com um cliente.
    Fico no aguardo e agradeço antecipadamente.
    Cordialmente,
    Romauro

    1. Avatar Carlos Lima disse:

      Olá, Romauro. Tudo bem? Nossa equipe comercial vai entrar em contato com você.
      Abs

    1. Avatar Carlos Lima disse:

      Oi, Cleo. Tudo bem? Nossa equipe comercial vai entrar em contato com você.
      Abs

  2. Avatar Júlio Pereira disse:

    Gostaria de saber maiores informações sobre a soluçã/software relacionado à Consultas/Emissão de CND.

    Para ser mais específico, gostaria de saber quais são as CND que o Software busca, bem como, os custos da ferramenta.

    Atenciosamente,

    Jsp

    1. Avatar Carlos Lima disse:

      Olá, Júlio. Agradeço sua mensagem. A equipe comercial vai entrar em contato com você através do e-mail.
      Abs

Deixe uma resposta

Posts relacionados

O que é certificação OEA
O que é certificação OEA

Neste texto vamos descobrir o que é a certificação OEA e quais são seus benefícios para os operadores certificados no Programa.

Organize seu trabalho com a automação para CND
Organize seu trabalho com a automação para CND

Neste artigo vamos entender melhor como você pode organizar seu trabalho com a automação para CND (Certidão Negativa de Débito). Confira!

Software de CND: agilize suas tarefas fiscais
Software de CND: agilize suas tarefas fiscais

Com um software de CND, você consegue agilizar suas tarefas fiscais com segurança e eficiência. Veja logo a seguir como colocar isso em prática.

Escritórios