Blog

Tax Freedom Day: o dia que você para de pagar impostos.

Tempo de leitura: 3 minutos

O Tax Freedom Day ajuda a responder uma pergunta muito comum entre consumidores e empresas: quanto tempo é preciso trabalhar apenas para pagar todos os impostos? Você já parou para pensar como uma boa parte dos ganhos obtidos é destinado ao pagamento dos tributos?

Com uma alta carga tributária, o Brasil é um dos países em que demora mais para que os impostos sejam pagos. Isso significa que tanto as pessoas físicas quanto as pessoas jurídicas passam quase metade do ano trabalhando apenas para conseguir quitar todos os compromissos com o poder público.

Neste artigo veremos como funciona o Tax Freedom Day e o impacto da carga tributária brasileira. Confira.

O que é Tax Freedom Day?

Tax Freedom Day é um termo criado para definir o primeiro dia do ano em que um país, como um todo, obteve os ganhos necessários para pagar todos os seus tributos. Cada real considerado receita é considerado como um ganho, e todo o pagamento feito ao Fisco a título de imposto também entra no cálculo – seja ele federal, estadual ou municipal.

O objetivo do Tax Freedom Day é fornecer aos cidadãos dos países pagadores de impostos uma métrica para estimar o  valor total pago como imposto. A premissa é que, comparando os benefícios recebidos pelos cidadãos com o valor que pagam em impostos, o valor do pagamento de impostos possa ser avaliado.

O Tax Freedom Day ao redor do mundo

Muitas organizações próprias de cada país produzem a sua própria análise do Tax Freedom Day para calcular o impacto dos tributos para a população. Devido às diferentes maneiras pelas quais as nações coletam e categorizam os dados de finanças públicas, é muito difícil estabelecer comparações exatas entre um país e outro.

Entretanto, é possível utilizar essas informações para ter uma noção de como os outros países lidam com os seus impostos em relação ao Brasil. Veja quais são as nações que conseguem pagar os seus impostos de forma mais rápida – de acordo com dados levantados por organizações do seu próprio país:

País Dia do ano
Índia 74
Albânia 89
Austrália 99
Estados Unidos 114
Estônia 114
Suíça 121
Bulgária 124
Lituânia 128
Uruguai 133
Belarus 135

No Brasil, o Tax Freedom Day foi no 153º dia do ano em 2017, ou seja em 02 de junho de 2017.

A carga tributária no Brasil

Para quem deseja conhecer melhor a arrecadação dos impostos no Brasil e a sua utilização, o site Impostômetro é uma ótima fonte. Nessa plataforma é possível acompanhar as informações atualizadas em tempo real, a divisão nos estados brasileiros, o impacto de cada um dos impostos e estudos que mostram a aplicação dos valores arrecadados.

Além disso, também podemos acompanhar a evolução dos dias trabalhados para pagar impostos no Brasil:

Dias trabalhados para pagar Impostos

Dias trabalhados para pagar Impostos

Além de possuir uma alta carga tributária, o Brasil é muito inefetivo na aplicação dos recursos arrecadados. Segundo um estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), o Brasil apresenta o pior retorno dos valores arrecadados em prol do bem-estar da sociedade entre os 30 países de maior tributação.

Para chegar a essa conclusão, o estudo fez uma comparação entre a carga tributária e o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) – que mede o grau de desenvolvimento econômico e qualidade de vida com base na riqueza, alfabetização, educação, esperança de vida, natalidade e outros fatores.

Brasil: um país de burocracia tributária

Você sabia que a cada 200 funcionários brasileiros, 1 trabalha na área fiscal? Essa proporção é de 1 para cada 1.000 nos Estados Unidos e 1 para cada 500 na Europa. A explicação para isso está na complexidade para calcular e pagar impostos no Brasil.

De acordo com um estudo feito pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), o Brasil é o país onde se gasta mais tempo para lidar com a burocracia tributária – com uma média de 1.958 horas por ano para cumprir todas as exigências do Fisco.

O Tax Freedom Day é apenas um reflexo de mais de 60 tributos e quase 100 obrigações acessórias que fazem parte das rotinas de uma empresa no Brasil. O peso de toda essa burocracia tributária reflete diretamente nos resultados financeiros: cerca de 1,5% do faturamento anual é comprometido apenas para lidar com a burocracia.

Você já conhecia o conceito do Tax Freedom Day? Para minimizar o impacto de toda a burocracia tributária no Brasil muitas empresas adotam a robotização dos procedimentos tributários. Saiba mais sobre o assunto neste artigo sobre robotização fiscal.

Compartilhe
Avatar
Sobre o autor

Thiago Souza

Deixe uma resposta

Posts relacionados

Dootax patrocina o Congresso de Tributos – 2018
Dootax patrocina o Congresso de Tributos – 2018

Firmando sua parceria com a Confeb, a Dootax oficializou seu patrocínio no Congresso de Tributos – 2018 que ocorrerá no dia 11 de Setembro.

São Paulo passa a suportar autorização síncrona de NFC-e
São Paulo passa a suportar autorização síncrona de NFC-e

Conforme informações do grupo de trabalho da NFC-e na SEFAZ/SP, no início desse mês foram iniciados os testes para autorização da NFC-e através do modo síncrono. Desde 09/12 o ambiente de homologação da SEFAZ/SP passou a suportar a autorização das notas de maneira síncrona, ou seja, agora o envio e a resposta (autorização) da NFC-e […]

Como escolher o melhor software de certidões negativas
Como escolher o melhor software de certidões negativas

Quer saber como escolher o melhor software de certidões negativa para a sua organização? Confira como tomar essa decisão neste artigo.