Blog

Veja como foi o Tax Trends 21

Tempo de leitura: 3 minutos

Você quer ficar por dentro das tendências para a área fiscal em 2021? Esse foi o assunto do Tax Trends 21 – uma pesquisa que reuniu tecnologia, carreira e processos relacionados ao universo fiscal e tributário.

A pesquisa passou por cinco pontos principais:

  1. Cenário Atual e Perspectivas para 2021
  2. Tecnologia alavancando a carreira em Tax
  3. Contactless e Automação
  4. Pix para Empresas
  5. Reforma Tributária

Além da pesquisa, ainda aconteceram lives sobre cada um desses tópicos ao longo de janeiro. Confira a seguir um pouco mais sobre o Tax Trends 21!

Emitir guias

O que é o Tax Trends 21?

No Tax Trends 21 você encontra informações para ser um profissional de tax disputado pelo mercado e ainda vai ficar atualizado nas principais mudanças que estão por vir.

Para isso, entrevistamos mais de 300 profissionais e traçamos um panorama sobre carreira, processos, tecnologia e macrotendências para a área fiscal em 2021.

Além disso, ainda aconteceu um evento com 5 lives entre os dias 18 e 22 de janeiro. Em cada um dos dias foi abordado um tema e, ao final, foi divulgado o resultado da pesquisa Tax Trends 21!

A organização do Tax Trends 21 foi uma união inédita entre a Dootax e a Arquivei:

  • Dootax: Num dos sistemas tributários mais complexos do mundo, a Dootax existe para simplificar as rotinas fiscais das empresas brasileiras. Queremos ajudar o Brasil a ser um país mais produtivo, reduzindo a burocracia para que as empresas se dediquem ao que sabem fazer de melhor.
  • Arquivei: O Arquivei é uma plataforma on-line que empodera empresas com dados inteligentes vindos da consulta e análise automática de documentos fiscais, possibilitando cumprimento de obrigações fiscais, distribuição de informação, relatórios customizados e otimização de processos para diversas partes da empresa.

Como foi a Tax Trends 21?

Dia 1: Cenário Atual e Perspectivas para 2021

Um bate-papo sobre o cenário atual e perspectivas para 2021 na área tributária e fiscal. Para isso, contamos com a experiência de profissionais que atuam na área e deixaram suas impressões sobre o avanço da tecnologia, impacto da pandemia, comunicação interna, entre vários outros temas.

Os participantes dessa live foram:

  • Isis Abbud – COO da Arquivei
  • Thiago Bagetti – Tax and Accounting Manager da OLX
  • Henrique Santos – Head of Tax da Uber

Dia 2: Tecnologia alavancando a carreira em Tax

Na segunda live do Tax Trends 21 o assunto foi a relação entre a tecnologia e a carreira em Tax. Foram abordados temas como a profissão contábil no futuro, uso da tecnologia nos processos internos, automação de atividades e muito mais.

Para compartilhar conhecimentos e experiências, os participantes da live foarm:

  • Isis Abbud – COO da Arquivei
  • Thiago Coimbra – Head de RH da Arquivei

Dia 3: Contactless e Automação

Processos automatizados e sem a necessidade de interação humana são o futuro da área fiscal? Esse foi o tema deste bate-papo, que reuniu diversos especialistas de Tax e TI para conversar sobre o uso dessas tecnologias na prática dentro das atividades tributárias.

Os participantes dessa live foram:

  • Allan Cordeiro – Coordenador de Operações em TI da Magazine Luiza
  • Ricardo Geromel – Tech and Private Investments da 3G Radar
  • Thiago Souza – Co-founder da Dootax

Dia 4: #Pix para Empresas

O tema da quarta live do Tax Trends 21 foi o Pix para empresas. Os participantes falaram sobre essa nova tecnologia para facilitar os pagamentos e seu impacto no ambiente corporativo.

Os convidados da foram:

  • Diego Perez – Presidente da ABFintechs
  • Luis Pessoto – Co-founder da Dootax

Dia 5: Reforma Tributária

A live que fechou o Tax Trends 21 foi uma verdadeira aula de política, economia e tecnologia para o setor fiscal. Foram reunidos diversos especialistas para um bate-papo sobre a necessidade de uma reforma tributária para reduzir a complexidade do sistema tributário brasileiro.

Os participantes desse dia foram:

  • Heleno Torres – Professor de Direito Tributário na USP
  • Alexis Fonteyne – Deputado Federal
  • Yvon Gaillard – Co-founder da Dootax

E, então, você gostou dos assuntos abordados no Tax Trends 21? Está curioso para conferir as tendências para a área fiscal em 2021? Tenha em mãos a Pesquisa TaxTrends 2021 completa!

Compartilhe
Avatar
Sobre o autor

Carlos Lima

Deixe uma resposta

Posts relacionados

Como implementar a inovação fiscal na sua empresa
Como implementar a inovação fiscal na sua empresa

Você reconhece a importância da inovação fiscal? Neste artigo vamos falar sobre o caminho para colocá-la em prática através da automação de processos.

Como gerenciar DT-e de forma simples?
Como gerenciar DT-e de forma simples?

Veja agora como gerenciar DT-e de forma simples, economize seu tempo e nunca mais perca um prazo do governo.

Zona Franca de Manaus
Zona Franca de Manaus

A Zona Franca de Manaus (ZFM) é um mundo a parte quando falamos em questões fiscais e tributárias. Veja aqui mais detalhes, benefícios fiscais e sua história.

Escritórios