Blog

Automação fiscal: uma aliada ao Omnicanal

Tempo de leitura: 3 minutos

O omnicanal é uma forte tendência entre as empresas brasileiras. Com vários canais de contatos disponíveis, os clientes buscam cada vez mais uma experiência completa. E as organizações precisam fornecer isso para continuar competitivas no mercado.

Entretanto, colocar essa estratégia em prática pode ter mais desafios do que o esperado. Além do grande esforço para coordenar as ações em todos os pontos de atendimento ao consumidor, também é preciso alinhar os processos internos – como o controle dos estoques e a tributação sobre as vendas.

Neste contexto, a automação fiscal se torna uma grande aliada para viabilizar o omnicanal e reduzir os desafios dessa estratégia. Neste artigo vamos entender melhor como funciona essa relação!

O que é omnicanal?

O termo omnicanal (ou omnichannel) refere-se a uma abordagem integrada das atividades de marketing, vendas e operações. Trata-se de uma evolução da estratégia de multicanal, com o diferencial de prover uma experiência consistente em todos os canais com os quais o cliente se relaciona com a empresa.

Ou seja, podemos entender o omnichannel como a integração de todos os canais que a empresa utiliza, com o objetivo de criar uma experiência diferenciada para os clientes, conforme passam por diferentes canais de atendimento online e offline.

Isso permite que os consumidores comprem em vários canais e dispositivos enquanto experimentam uma jornada unificada. Por esse motivo, o omnichannel abrange e integra todas as formas de venda online e offline, como:

  • Sites de comércio eletrônico
  • Marketplaces
  • Venda nativa em mídias sociais
  • Publicidade online e mídia paga
  • E-mail marketing
  • Sites e aplicativos para celular
  • Plataformas de SMS e mensagens, como o Facebook Messenger

Benefícios do omnichannel

Quando uma estratégia omnicanal é colocada em prática, são muitos os benefícios que podem ser aproveitados – tanto pelos consumidores quanto pela própria organização. Veja quais são os principais benefícios:

  • Aumento do alcance da marca por conta da presença em vários canais
  • Coerência em toda experiência proporcionada para o consumidor
  • Redução de custos em geral
  • Gestão e análise de estoque integrados
  • Construção de boa reputação no mercado
  • Possibilidade da integração dos dados obtidos em todos os canais
  • Aumento do faturamento e ticket médio
  • Otimização da satisfação e fidelização de clientes

A importância do omnicanal na comunicação

Imagine que você inicie um atendimento pelo chat integrado ao site da empresa. Após isso, você recebe um e-mail de follow up e termina de tirar suas dúvidas pelo Whatsapp. Trata-se de uma ótima experiência para um consumidor, não é?

Agora imagine que a cada troca de canal de atendimento seja preciso explicar suas dúvidas e dificuldades novamente. Instantaneamente a experiência se torna frustrante e gera insatisfação – mesmo que sejam usados exatamente os mesmos meios de comunicação.

Portanto, podemos considerar a fluidez da comunicação como uma parte essencial em uma estratégia de omnicanal. Trata-se de uma grande orquestra em que todos os instrumentos precisam estar alinhados para fornecer uma experiência harmoniosa.

Porém, colocar isso em prática requer o uso de uma tecnologia de ponta. Um atendente não pode perder tempo pesquisando manualmente todo o histórico de cada cliente. Essas informações precisam estar concentradas em um único local – que é atualizado automaticamente conforme as interações vão acontecendo.

Automação fiscal como aliada ao omnichannel

Além de automatizar a comunicação para proporcionar uma experiência fluída ao cliente, a sua organização também pode buscar a automação de processos internos para ter mais eficiência no gerenciamento de múltiplos canais.

A automação da área fiscal e o recolhimento automático de tributos são rotinas cada vez mais importantes para organizações que seguem os mais diversos modelos de negócio. Porém, as empresas que atuam com diversos canais de venda podem se beneficiar ainda mais.

Com vendas sendo realizadas em diversos canais online e offline, a complexidade da tributação aumenta, certo? Porém, uma solução digital contribui para reduzir essa complexidade consideravelmente e aumentar a eficiência do departamento fiscal.

Com a automação fiscal, torna-se possível simplificar e desburocratizar a geração de guias e pagamento de impostos – integrando todos os seus centros de distribuição. Trata-se de uma ótima aliada para o omnicanal, não é?

Se você quer levar essa aliança para a sua organização, precisa conhecer as soluções da Dootax. Temos a tecnologia ideal para que você consiga implementar a automação fiscal junto a uma estratégia omnichannel. Entre em contato com a nossa equipe de especialistas!

Compartilhe
Avatar
Sobre o autor

Carlos Lima

2 comentário(s)
  1. Caros , gostaria de uma agenda (entre 13 e 16/10) para discutirmos sobre a solução de automação para pagamentos de GRNE.

    1. Avatar Carlos Lima disse:

      Olá, Rodrigo. Tudo bem? Nossa equipe vai entrar em contato no e-mail que você cadastrou aqui.
      Abs

Deixe uma resposta

Posts relacionados

Automação NFS-e: por que realizá-la?
Automação NFS-e: por que realizá-la?

A automação NFS-e permite que o processo de preenchimento e emissão das notas seja feita de maneira mais rápida. Saiba mais neste artigo.

Sua empresa está pronta para a Black Friday?
Sua empresa está pronta para a Black Friday?

É normal ter um aumento significativo nas vendas durante a Black Friday. Sua empresa está preparada para manter a agilidade e o compliance fiscal?

Recolhimento de tributos em centros de distribuição
Recolhimento de tributos em centros de distribuição

Os centros de distribuição ainda geram muitas dúvidas relacionadas à tributação. Neste artigo veremos as principais informações sobre o tema.