Soluções fiscais – Dootax

Blog

Como foi o IBS Tech 2019

No dia 29 de julho aconteceu o IBS Tech. A Dootax, em parceria com a Cescon Barrieu, organizou o evento que abordou o Imposto sobre Operações com Bens e Serviços (IBS), reforma tributária e teve como convidados especiais os diretores do Centro de Cidadania Fiscal (CCiF). O local escolhido foi, mais uma vez, o Cubo Itaú. Importante centro de negócios e empreendedorismo localizado na Vila Olímpia.

Durante o bate-papo foram realizadas palestras sobre a criação do Imposto Sobre Bens e Serviços, a PEC 45/2019, bem como a necessidade de uma reforma tributária para o Brasil.

O IBS TECH contou com a presença de empresas como Amaro, Google, Movile, Big Tires, Intel, HP, EBANX. Telefônica, Endeavor, Creditas, Nubank, Contabilidade Ishihara, agência de marketing digital Dona Comunicação, entre outras.

O IBS TECH contou com a presença de empresas como Amaro, Google, Movile, Big Tires, Intel, HP, EBANX. Telefônica, Endeavor, Creditas, Nubank, Contabilidade Ishihara, agência de marketing digital Dona Comunicação, entre outras.

IBS Tech - Dootax
Eurico Santi, Vanessa Canado e Aldo de Paula Jr – Foto: Bit Click

Palestrantes do IBS Tech

O IBS foi conduzido por 3 palestrantes.

  • Aldo Rabelo: Mestre e Doutor em direito tributário pela PUC-SP e sócio da área tributária do Cescon Barrieu;
  • Eurico Santi: Mestre e Doutor em Direito pela PUC-SP, diretor do CCiF, professor e coordenador do Núcleo de Estudos Fiscais da FGV;
  • Vanessa Canado:  Mestra e Doutora em direito pela PUC-SP, Vanessa é também professora e coordenadora do GEDEC-FGV, além de diretora do CCiF.

     
IBS Tech - Dootax
Eurico Santi – Foto: Bit Click




PEC 45/2019

Esta proposta de emenda constitucional, apresentada à câmara pelo deputado Baleia Rossi (MDB-SP), foi desenvolvida pelo Centro de Cidadania Fiscal (CCiF), um think tank independente que tem o objetivo de contribuir para a simplificação do sistema tributário do nosso país.

Durante a conversa, os palestrantes explicaram sobre os problemas do atual sistema brasileiro, que possui altas cargas tributárias e exclui o poder de participação do cidadão (pessoas físicas).

Basicamente, a PEC 45 tem proposta de exclusão de 5 tributos brasileiros: imposto sobre serviços de qualquer natureza (ISS), imposto sobre produtos industrializados (IPI), imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação (ICMS) e contribuição para o Programa de Integração Social e contribuição para o financiamento da seguridade social (PIS e COFINS).

E também a criação de um Imposto Sobre Operações com Bens e Serviços (IBS). Além disso, a PEC 45/2019 visa promover o empoderamento do contribuinte, ou seja, fazer com que as pessoas físicas discutam carga tributária e criar um ambiente de negócios para as empresas.

IBS Tech - Dootax
Aldo de Paula Jr – Foto: Bit Click

“O IBS vai trazer uma possibilidade de abertura para utilização de novas tecnologias ou de novos processos produtivos.” – Aldo de Paula Jr

IBS e o modelo IVA

O IBS tem como base de modelo o imposto sobre valor adicionado, também conhecido como IVA. Durante o bate-papo, foi explicado que o IVA já é adotado com êxito em países desenvolvidos e emergentes e nada indica que ele não funcionaria em nosso país.

As principais características do IBS, nos moldes do IVA são:

  • Incidência sobre tudo o que é consumido: isonômico para as pessoas e neutro para as empresas;
  • Totalmente não cumulativo;
  • Alíquota uniforme, evitando custos desnecessários com classificação de bens ou serviços em alíquotas maiores ou menores;
  • Sem incentivos fiscais.
IBS Tech - Dootax
Luis Pessoto, Eurico Santi, Vanessa Canado, Aldo de Paula Jr, Yvon Gaillard e Thiago Souza – Foto: Bit Click

Encerramento do IBS Tech

Ao final das apresentações convidados e equipe confraternizaram e trocaram ideias. O IBS Tech desmitificou dúvidas e esclareceu pontos importantes sobre a reforma tributária e a importância dela para simplificar o sistema tributário brasileiro.

Confira também:

Baixe aqui as apresentações

Vídeo Completo

Galeria de Fotos

IBS Tech 2019

Posts relacionados

Reforma tributária: IVA ao redor do mundo
Reforma tributária: IVA ao redor do mundo

A reforma tributária e a utilização do IVA são temas em alta. Saiba o que o Brasil poderá aprender com os exemplos de outros países.

GNRE em atraso? Saiba como pagar as guias em dia
GNRE em atraso? Saiba como pagar as guias em dia

GNRE em atraso é um problema frequente nos departamentos fiscais das empresas brasileiras. Saiba como resolvê-lo de uma vez por todas.

Sua empresa está pronta para a Black Friday?
Sua empresa está pronta para a Black Friday?

É normal ter um aumento significativo nas vendas durante a Black Friday. Sua empresa está preparada para manter a agilidade e o compliance fiscal?