Blog

Importância da certidão negativa de débito para as empresas

Tempo de leitura: 3 minutos

Você já conhece a importância da certidão negativa de débito para as empresas? Muitos profissionais do departamento fiscal já tiveram contato com esse documento, mas poucos deles sabem qual é o real papel que a CND possui.

A certidão negativa de débito é um documento que atesta que uma empresa está em regularidade com os órgãos governamentais. Por conta disso, ele é exigido com frequência no relacionamento com outras instituições – como na participação de uma licitação ou acesso a um financiamento bancário.

Ou seja, o gerenciamento correto desse documento tem um grande valor para qualquer organização brasileira. Neste artigo vamos destacar a importância da certidão negativa de débito para as empresas.

Negócio foto criado por rawpixel.com – br.freepik.com

O que são as certidões negativas?

Antes de falarmos sobre a importância da certidão negativa de débito para as empresas, precisamos ressaltar as principais características deste documento, certo?

A CND (Certidão Negativa de Débitos) é o documento emitido pelos órgãos do governo com a finalidade de confirmar que não existem pendências em nome de uma pessoa física ou jurídica.

A partir desse documento, qualquer pessoa ou instituição pode verificar a situação de uma outra organização. Isso é muito útil em casos de contratações de serviços, fechamento de parcerias e disponibilização de crédito, por exemplo. Afinal, todos desejam garantir que estão fazendo negócios com uma empresa que transmite segurança.

É importante ressaltar que pendências de qualquer espécie podem fazer parte de uma CND. Ou seja, basta a ausência de um mês de uma declaração obrigatória para que não seja possível obter uma certidão negativa de débito junto à Receita Federal.

Outra característica que merece destaque é que existem diferentes tipos de Certidão Negativa de Débito. Cada órgão pode emitir documentos atestando a inexistência de débitos com finalidades diferentes. Veja quais são os principais tipos de CND:

  • Ministério da Fazenda
  • Secretárias da Fazenda
  • Justiça do trabalho
  • FGTS
  • Tributos imobiliários
  • Execuções fiscais
  • Falência e concordata

A importância da certidão negativa de débito para as empresas

A importância da certidão negativa de débito para as empresas é garantir que tudo está de acordo com a lei por meio de um único documento. Isso gera agilidade em diversos processos e aumenta a segurança das transações entre organizações brasileiras.

Imagine que você tivesse que apresentar ao banco todas as guias de todos os impostos recolhidos e todos os recibos das declarações para provar que sua empresa está em ordem. Seria um processo bastante demorado para ambas partes, não é? Em vez disso, é possível apresentar somente a CND.

Outro ponto importante que ressalta a importância da certidão negativa de débito para as empresas são as várias as situações que podem exigir a apresentação de uma CND:

  • Abrir um novo negócio
  • Auditorias
  • Licitações e concorrências públicas
  • Empréstimos e financiamentos
  • Transações com imóveis e veículos
  • Regularização de espólios
  • Saída do país
  • Ser aprovado como fornecedor de empresas multinacionais

Além disso, a CND ainda pode ser usada como uma forma de controle interno da organização. Solicitar a emissão desse documento nos diferentes órgãos é uma forma eficiente de checar se você não deixou nada passar em meio a tantos impostos, documentos e declarações.

Como otimizar o gerenciamento da CND?

Acabamos de entender melhor toda a importância da certidão negativa de débito para as empresas. Mas como gerenciar corretamente a CND para evitar complicações?

A melhor forma de otimizar esse processo é utilizar uma solução digital para fazer o gerenciamento de CND. Trata-se de uma maneira de automatizar a emissão e o gerenciamento de todas certidões da sua empresa – de forma segura e acessível.

Na prática, um software de certidões negativas acessa os sites responsáveis e, de maneira automática, realiza o download de todas as certidões. Dessa forma, torna-se possível poupar tempo e recursos do departamento fiscal – alocando os profissionais em outras atividades.

O DOOLivery Gestão de Certidões é uma solução digital da Dootax que permite a emissão e gerenciamento de todas as certidões da sua empresa, de forma segura e acessível. Tenha agilidade, segurança e nunca mais perca uma notificação importante do governo.

São várias as vantagens de utilizar o DOOLivery Gestão de Certidões:

  • Seja avisado quando uma nova certidão positiva surgir
  • Elimine a necessidade de acessar centenas de sites para consultar certidões
  • Centralize suas atividades e organiza seu dia a dia
  • Controle de diferentes tipos de certidões
  • Com alguns cliques, emita e gerencie certidões negativas em lotes, de forma confiável e ágil

Conheça mais sobre o DOOLivery Gestão de Certidões!

Você já conhecia a importância da certidão negativa de débito para as empresas? Quer conhecer melhor as funcionalidades do DOOLivery? Então entre em contato com a equipe da Dootax.

Compartilhe
Avatar
Sobre o autor

Carlos Lima

Deixe uma resposta

Posts relacionados

GNRE (Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais)
GNRE (Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais)

Conheça os detalhes da GNRE (Guia de Recolhimento Estaduais) como é feita a centralização pela GNRE-PE e as particularidades para GNRE-SP, GNRE-RJ e DUA-ES

IPI – Imposto sobre Produtos Industrializados
IPI – Imposto sobre Produtos Industrializados

Descubra a principais informações sobre o IPI – Imposto sobre Produtos Industrializados.

Automatização para consulta da situação cadastral
Automatização para consulta da situação cadastral

A consulta da situação cadastral é fundamental para evitar problemas com o FISCO na compra e venda de mercadorias para sua empresa.