Blog

Software para Gerenciar DTe: por que utilizar?

Tempo de leitura: 3 minutos

A sua empresa já utiliza um software para gerenciar DTe? Essa é a melhor maneira de garantir uma gestão eficiente destes documentos – simplificando os processos e aumentando a produtividade do departamento fiscal.

Em vez de fazer consultas manuais – que tomam um tempo precioso dos profissionais – é possível deixar essa tarefa nas mãos de uma solução digital especializada no acompanhamento das notificações do governo que realmente são relevantes para o seu negócio.

Quer descobrir por quais motivos você deveria utilizar um software para gerenciar DTe? Então confira logo a seguir.

O que é para que serve DTe?

O DTe (Domicílio Tributário Eletrônico) é uma plataforma criada pelo governo para servir como canal principal de comunicação entre o contribuinte e as mensagens de cobranças oficiais do governo. Na prática, ele permite que você seja notificado com avisos emitidos por órgãos oficiais.

Com a possibilidade dessa comunicação em formato digital, o contribuinte pode ser intimado para apresentar defesas e tomar ciência de atos administrativos por meio de uma caixa postal disponível na internet. Neste ambiente digital são postadas e armazenadas as correspondências de caráter oficial destinadas ao contribuinte.

A intimação realizada através do DTE pode ser realizada pelas Prefeituras, Secretarias de Fazenda Estaduais e Federal – com o uso de plataformas diferentes para cada uma dessas esferas. Para garantir o sigilo, a identificação, a autenticidade e a integridade das comunicações, o acesso à caixa postal eletrônica é permitida apenas para usuários autorizados e portadores de certificação digital.

5 ótimos motivos para usar um software para gerenciar DTe

A criação do DTe (Domicílio Tributário Eletrônico) já representou um grande avanço para eliminar a burocracia e a morosidade dos processos baseados no envio de cartas registradas. Entretanto, é possível tornar esse processo ainda mais eficiente ao utilizar um software para gerenciar DTe.

Com uma solução digital, você pode reunir os DTe em um só lugar e nunca mais perder uma notificação importante. Veja quais são os principais benefícios dessa tecnologia:

1. Otimização de tempo

Com um software para gerenciar DTe, você não perde mais nenhum prazo. É possível garantir a consulta e o gerenciamento do DTe de forma automática – deixando os robôs trabalharem por você e permitindo que a equipe do departamento fiscal foque nas tarefas que realmente importam.

2. Garantia do recebimento de notificações relevantes

Perder uma notificação importante para a sua empresa pode causar uma grande dor de cabeça, não é? Com um software para gerenciar DTe é possível eliminar as chances de falhas humanas e garantir o recebimento de notificações relevantes dentro do prazo necessário.

Software para Gerenciar DTe
Photo by Annie Spratt on Unsplash

3. Simplificação de tarefas e aumento da produtividade

Ao utilizar um software para gerenciar DTe, você organiza seus documentos em um só lugar – gerenciando as informações em tempo recorde. Isso proporciona uma simplificação do fluxo de trabalho do departamento fiscal.

4. Centralização das informações

Você não precisa mais entrar em várias caixas postais ao dia para ter acesso às notificações importantes. O software para gerenciar DTe fica responsável por todo esse processo.

5. Redução de custos

Por fim, você precisa alocar menos funcionários em tarefas repetitivas. Isso gera uma economia de FTEs (custo-homem hora) e evita erros manuais – gerando uma redução de custos no setor fiscal.

Conheça o DOOLivery Caixa Postal Fiscal

Para quem tem muitos DTEs, estar atualizado com todas as notificações do governo é trabalhoso. Com o DOOLivery Caixa Postal Fiscal, sua empresa gerencia diversos DTe com organização, agilidade e segurança.

Com a Caixa Postal Fiscal da Dootax você consegue centralizar todos Domicílios Tributários e simplificar o acesso às informações relevantes entre o fisco e sua empresa.

  • Receba alertas quando tiver notificações importantes.
  • Sem comunicações extraviadas.
  • Nunca mais perca um prazo das comunicações do governo.

Você já conhecia os benefícios de um software para gerenciar DTe? Quer conhecer melhor as funcionalidades do DOOLivery Caixa Postal Fiscal? Entre em contato com a nossa equipe de especialistas.

Compartilhe
Avatar
Sobre o autor

Thiago Souza

Deixe uma resposta

Posts relacionados

Sua empresa está pronta para a Black Friday?
Sua empresa está pronta para a Black Friday?

É normal ter um aumento significativo nas vendas durante a Black Friday. Sua empresa está preparada para manter a agilidade e o compliance fiscal?

O que é Domicílio Tributário Eletrônico?
O que é Domicílio Tributário Eletrônico?

Venha entender melhor o que é Domicílio Tributário Eletrônico (DT-e) e como ele pode simplificar o acesso entre o Fisco e o seu negócio.

Tax Experience: como conquistar o compliance fiscal de forma inteligente
Tax Experience: como conquistar o compliance fiscal de forma inteligente

O conceito de Tax Experience é levar a satisfação do cliente para o setor fiscal, simplificando o recolhimento de tributos e outras rotinas comuns. Confira!

Escritórios