Blog

Benefícios da escrituração fiscal

Tempo de leitura: 3 minutos

Muitas pessoas conhecem a escrituração fiscal apenas pela sua obrigação, que é imposta pelo poder público. Por esse motivo, pode soar estranho falar sobre os benefícios dessa prática. Porém, a verdade é que sem uma boa escrituração seria muito difícil controlar o patrimônio e as finanças de uma organização.

Cada pequena operação que ocorre em uma empresa gera impactos no seu patrimônio e pode afetar seus resultados – seja a compra de um equipamento, o recebimento de um pagamento pendente ou a solicitação de um empréstimo. Sem que essas movimentações sejam registradas, seria impossível compreender todas as modificações que ocorreram dentro da empresa ao longo de um ano inteiro.

A escrituração fiscal possui o objetivo de demonstrar todas essas movimentações. E isso gera diversos benefícios para o seu negócio. Descubra quais são os principais deles ao longo deste artigo.

O que é escrituração fiscal?

A escrituração fiscal – também conhecida como escrituração contábil ou lançamento – é uma prática de controle patrimonial baseado nas movimentações realizadas por uma organização. A sua finalidade é permitir que uma empresa possa controlar o seu patrimônio da melhor forma possível – auxiliando na gestão do negócio.

Na prática, a escrituração fiscal acontece por meio de lançamentos contábeis, que alteram os saldos das contas envolvidas na transação. Por exemplo, a compra de um equipamento à vista gera uma redução na conta “Caixa” e um aumento na conta “Equipamentos” – mantendo o equilíbrio e ilustrando como os recursos da empresa estão distribuídos.

Segundo as Normas de Contabilidade, um lançamento contábil deve ser feito quando ocorrem os seguintes critérios:

  • For provável que algum benefício econômico futuro referente ao item flua para a empresa ou dela para terceiros;
  • Tiver um custo ou valor que possa ser medido em bases confiáveis.

No momento da realização do lançamento contábil, devem ser informados os seguintes dados:

  • Data em que o fato contábil ocorreu
  • Conta devedora
  • Conta credora
  • Histórico que descreva a essência da operação
  • Valor do registro contábil
  • Informação que permita identificar todos os registros que integram um mesmo lançamento contábil
Escrituração Fiscal
Designed by yanalya / Freepik

As vantagens da escrituração fiscal

A prática da escrituração fiscal gera diversos benefícios para uma empresa. Veja quais são os principais deles:

Controle do patrimônio

Sem a escrituração fiscal, seria muito difícil manter um controle preciso sobre o patrimônio da sua empresa. Além das aquisições que ocorrem no dia a dia, como a compra de mercadorias para o estoque, ainda é necessário levar em consideração diversos aspectos que passam despercebidos – como a depreciação dos imobilizados.

Informações financeiras

Outra informação muito importante que pode ser extraída da escrituração fiscal é a situação financeira da organização. Como todas as movimentações ficam registradas, torna-se simples visualizar com clareza as informações financeiras.

Além disso, a escrituração fiscal serve como base para a realização das demonstrações contábeis, que podem detalhar ainda mais as informações financeiras – como o balanço patrimonial, demonstração dos resultados do exercício e fluxo de caixa.

Compliance fiscal

A escrituração fiscal é uma exigência obrigatória para todas as pessoas jurídicas brasileiras – com exceção do Microempreendedor Individual (MEI). Ou seja, você precisa seguir essa rotina se deseja manter a sua organização atuando dentro da legalidade e sem complicações com o Fisco.

Isso acontece porque é com base na escrituração fiscal que o poder público pode fiscalizar as empresas brasileiras. Sem um registro das operações, seria muito difícil entender como essas organizações estão atuando – abrindo margem para operações ilegais.

Comprovação para fins de perícia contábil

As informações da escrituração fiscal também podem ser usadas para comprovar em juízo fatos cujas provas dependam de perícia contábil. Além disso, isso também se aplica em contestações de reclamatórias trabalhistas.

Base para apuração de tributos

A sua empresa precisa recolher diversos tributos, certo? Para que eles sejam apurados corretamente, você precisa ter informações precisas e atualizadas em mãos. E isso depende do registro das movimentações que é feito pela escrituração fiscal.

Você já conhecia os benefícios da escrituração fiscal? Com as soluções Dootax, você pode automatizar e simplificar os processos relacionados ao recolhimento de tributos da sua organização. Visite a nossa página e descubra mais sobre os recursos de nessas soluções!

Compartilhe
Avatar
Sobre o autor

Thiago Souza

Deixe uma resposta

Posts relacionados

Robotização não é ficção científica. Sua empresa já está preparada?
Robotização não é ficção científica. Sua empresa já está preparada?

Já pensou em utilizar robôs para automatizar tarefas manuais? Isso não é roteiro de ficção. Saiba mais sobre a robotização neste artigo.

Base de Conhecimento Dootax
Base de Conhecimento Dootax

Você sabia que a Dootax possui uma Base de Conhecimento? Nela você pode conferir as dúvidas mais frequentes e conteúdos exclusivos.

O que é bitributação? Ela pode prejudicar o meu negócio?
O que é bitributação? Ela pode prejudicar o meu negócio?

A bitributação é responsável por aumentar as despesas tributárias de muitas empresas. Aprenda agora como evitar essa situação.