Blog

Como foi o Dootax Summit 2019

Tempo de leitura: 2 minutos

No dia 29 de maio, foi realizado o Dootax Summit 2019. O local escolhido foi o Cubo do Itaú, importante centro de negócios localizado na região da Vila Olímpia, nobre região de São Paulo.

Foram realizadas palestras sobre a Reforma Tributária, Tributação sobre o consumo – PEC 45/2019 e também sobre Transformação Digital Fiscal

Empresas como Azul, Bayer, Carrefour, Citibank, Claro, Csn, Daifiti, Gol, C&A, Peugeot, Raizen, Axa, Blommin’ brands, Burberry, Cencosud, Grupo Cimed, Desinchá, Ldc, VL, Total Express, Rihappy, Tok&Stok, Souza Cruz, Unilever, entre outras marcaram presença.

O evento foi um sucesso e teve a Flux-IT como patrocinadora oficial. Os temas foram divididos em dois painéis e contou com a presença de pessoas renomadas. 

Transformação Digital Fiscal

O Painel de debate ‘’Transformação Digital Fiscal’’ teve como palestrante Josias Nascimento, representando a empresa Gerdau, importante siderúrgica Brasileira e Magazine Luiza, recentemente mudando sua marca para Magalu, importante rede varejista representada por João Faleiros e como mediador do debate, Alex Leite da Live University que desencadeou de maneira incrível os temas:

  • Como a tecnologia tem ajudado o departamento fiscal e tributário nas empresas?
  • Quais iniciativas de sucesso já foram tomadas nas empresas?
  • Quais os desafios e plano para futuro?

Na ocasião tanto o Josias quanto o João Faleiros apresentaram cases de sucesso de implantação de tecnologias e simplificação no dia a dia do departamento.

Reforma Tributária

No segundo painel do dia, foi apresentado o processo de reforma tributária que está em tramitação no Congresso, a PEC 45/2019, que tem como base o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS). 

O painel foi apresentado pelo Dr. Aldo de Paula Jr, sócio na Cescon Barrieu e professor da Pós-Graduação FGV, Yvon Gaillard, Co-fundador da Dootax e Allan Garcia, especialista de sistema financeiro na Apple.

Além de falar sobre a reforma tributária, o tema abriu ainda um bom debate se aquela efetivamente seria a melhor solução na visão das empresas. Como principais destaques temos:

  • O Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) vai unificar os 5 impostos (PIS, COFINS, IPI, ICMS e ISS) em um único tributo.
  • Ele terá um prazo de transição, por enquanto, de 10 anos
  • É um novo tributo que está sendo criado em conjunto, entre governo, empresas e sociedade através do Centro de Cidadania Fiscal (http://www.ccif.com.br/)

Startups residentes no Cubo

Para fechar o Dootax Summit 2019 com chave de Ouro, foram realizados alguns Pitches com Startups residentes do Cubo-Itaú, onde cada startup teve 5 minutos para apresentar suas soluções. Com a apresentação do Danilo Picucci as startups apresentadas foram:

Encerramento Dootax Summit 2019

E para finalizar o evento nada mais apropriado do que uma confraternização com relacionamento e troca de ideia com todos os participantes do evento.

Em breve divulgaremos um vídeo com os melhores momentos do evento.

E lembre-se:

“A mudança e modernização do departamento fiscal está muito além de simples palavras, é uma mudança de mentalidade! E ela será inevitável.”

Nos vemos em breve, ou pelo menos até o próximo Dootax Summit!

Compartilhe
Avatar
Sobre o autor

Thiago Souza

Deixe uma resposta

Posts relacionados

Exclusão do Simples Nacional: E agora?
Exclusão do Simples Nacional: E agora?

Entenda melhor os motivos que podem causar a exclusão do Simples Nacional e como agir caso sua empresa tenha um novo enquadramento tributário.

Prejuízos de um caminhão parado em posto fiscal
Prejuízos de um caminhão parado em posto fiscal

Ter um veículo barrado em um posto fiscal pode causar sérios prejuízos para sua empresa. Saiba como evitar o problema neste artigo.

RPA Fiscal: os benefícios da modernização do setor fiscal
RPA Fiscal: os benefícios da modernização do setor fiscal

Aprenda mais sobre os benefícios da aplicação do RPA Fiscal no departamento fiscal das organizações brasileiras.