Blog

Quer economizar com BPO Contábil e Financeiro?

Tempo de leitura: 3 minutos

A contratação de um BPO contábil e financeiro é a forma que muitas empresas encontraram de reduzir custos internos sem perder eficiência. Em vez de contratar funcionários para executar as rotinas relacionadas às finanças e contabilidade, elas optam por terceirizar essas atividades com empresas externas.

Segundo uma pesquisa realizada pela Lafis e encomendada pela Dootax, 5,5% das empresas utilizam serviço de BPO para realizar tarefas do departamento fiscal/tributário. E essa é uma tendência que deve continuar crescendo nos próximos anos.

Neste artigo vamos entender melhor como você pode economizar com BPO contábil e financeiro. Confira.

Como um BPO contábil e financeiro ajuda a reduzir custos?

BPO é uma sigla para Business Process Outsourcing, que significa terceirização da gestão de um determinado processo. Trata-se de uma tendência que ganhou força com a popularização das ferramentas digitais de acesso remoto – que permitem que várias atividades internas sejam realizadas externamente.

Por meio de uma plataforma digital, profissionais que não estão localizados na sua empresa podem acessar dados internos atualizados em tempo real. Dessa forma, torna-se possível deixar várias rotinas nas mãos de terceiros – incluindo as atividades contábeis e financeiras.

Ao optar pelo BPO contábil e financeiro, uma empresa pode gerar várias economias: contratação de funcionários, treinamentos, salários, estrutura física de trabalho, entre outros gastos. Em vez disso, é preciso pagar somente o valor acordado com a empresa terceirizada.

Além disso, os especialistas contratados podem ajudá-lo a reduzir ainda mais custos por meio de uma análise mais precisa das informações financeiras e contábeis. É possível chegar a vários insights valiosos com o auxílio de profissionais que estão focados somente nessas rotinas.

Como um RPA pode diminuir os custos com BPO contábil?

A simples contratação de um BPO contábil e financeiro já pode contribuir com a redução de custos. Porém, é possível ir além nas economias. Ao combinar o BPO com um RPA, as despesas se tornam ainda menores!

O termo RPA (Robotic Process Automation) se refere à robotização de processos. Ou seja, é uma solução de automação que opera com softwares programados para executar tarefas – que também podem ser chamados de robôs.

Trata-se de uma ferramenta que pode automatizar processos e atividades por meio de scripts. Com base em um conjunto de regras e instruções, é possível deixar várias tarefas nas mãos desses robôs.

Entre essas atividades que podem ser automatizadas, estão inclusas algumas daquelas que são terceirizadas com um BPO contábil ou financeiro. Se você possui uma ferramenta que torna automático o recolhimento de tributos, será necessário menos tempo dos serviços da empresa terceirizada, certo?

A contratação do BPO, normalmente, é por hora. Automatizar rotinas com um RPA garante que sejam gastas menos horas com o BPO – gerando uma redução nos custos mensais.

Benefícios do RPA

Um RPA oferece vários benefícios além da redução de custos com o BPO contábil e financeiro. Ao explorar um RPA dentro do departamento fiscal, é possível programar essa solução digital para que sejam reproduzidas as ações com perfeição e sem a necessidade de intervenção humana.

Veja quais são as principais atividades que podem ser executadas por um RPA Fiscal:

  • Inserção de dados no sistema
  • Preenchimento de informações em guias ou relatórios
  • Realização de cálculos
  • Recolhimento de tributos
  • Geração de relatórios
  • Envio de notificações e mensagens
  • Recuperação ou armazenamento de informações
  • Integração de informações com o ERP
  • Entre várias outras

Com base nessas funcionalidades, o RPA Fiscal também gera muitos benefícios dentro do departamento fiscal:

  1. Compliance fiscal
  2. Recursos humanos focados na estratégia
  3. Redução no tempo de execução de atividades
  4. Escalabilidade
  5. Pagamento através da plataforma do RPA Fiscal
  6. Cálculo automático de multa e juros
  7. Atendimento ágil à fiscalização
  8. Não requer instalação de softwares ou upgrades de sistemas existentes
  9. Integração com o ERP
  10. Fácil disseminação da informação

Você já conhecia a possibilidade de economizar com BPO contábil e financeiro usando um RPA? A Dootax é uma solução de RPA que pode ajudá-lo a levar vários benefícios para seu departamento fiscal. Entre em contato conosco e conheça nossos serviços.

Compartilhe
Avatar
Sobre o autor

Thiago Souza

Deixe uma resposta

Posts relacionados

Dootax: Funcionalidades da plataforma de automação fiscal
Dootax: Funcionalidades da plataforma de automação fiscal

Você conhece a Dootax? Conheça todas as funcionalidades que esta plataforma de automação fiscal pode proporcionar para sua empresa.

Como pagar DARF atrasado?
Como pagar DARF atrasado?

Neste artigo vamos ajudá-lo a entender como pagar DARF atrasado para lidar de forma rápida com esse problema. Acompanhe.

Lucro Presumido: Entenda como funciona
Lucro Presumido: Entenda como funciona

A opção pelo Lucro Presumido é uma decisão que pode afetar as despesas tributárias e rotinas das obrigações acessórias. Clique e saiba mais.