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Escrituração contábil: principais erros para evitar

Tempo de leitura: 3 minutos

A escrituração contábil é uma rotina obrigatória para grande parte das empresas brasileiras. Trata-se de uma exigência imposta pelo poder público para que seja possível avaliar o patrimônio e as movimentações realizadas por uma organização no decorrer de suas atividades.

Entretanto, é preciso tomar muito cuidado com os erros que podem ocorrer no processo de escrituração. Ao inserir informações equivocadas, todos os registros podem ser comprometidos – afetando também outras demonstrações contábeis.

Quer saber quais são os principais erros que você deve evitar na escrituração contábil? Então confira ao longo deste artigo.

O que é escrituração contábil?

A escrituração contábil é uma técnica de controle patrimonial baseada no registro cronológico de todos os fatos contábeis que ocorrem em uma organização. O objetivo é permitir que uma empresa possa controlar o seu patrimônio da melhor forma possível – auxiliando na gestão do negócio.

Na prática, cada operação realizada pela sua empresa gera um impacto patrimonial que deve ser registrado – seja uma compra, venda, empréstimo ou recebimento de cliente. E é justamente com base nos registros desses lançamentos que é realizada toda a gestão patrimonial.

Esses dados são muito importantes para o controle interno de uma empresa, mas também devem ser informados para o poder público. Trata-se de uma obrigação que afeta as pessoas jurídicas brasileiras e pode levar a penalidades quando não é observada.

7 erros para evitar na escrituração

Quer conhecer quais são os erros mais cometidos na escrituração contábil para que você possa evitá-los? Então veja:

1. Códigos errados

Quando você emite uma nota fiscal, precisa inserir códigos que ajudam a classificar a operação e identificar os produtos ou serviços vendidos. Se esses códigos não forem inseridos corretamente, o documento será emitido com informações equivocadas – que afetam a escrituração.

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2. Descrição dos produtos ou serviços

A escrituração tem como objetivo registrar os detalhes de todas as movimentações realizadas por uma empresa. E isso inclui as características do produto ou serviço – como valores, tamanhos e peças utilizadas. Para evitar problemas com a fiscalização, garanta que esses dados sejam sempre informados corretamente.

3. Equívocos na agenda de pagamentos

A escrituração contábil segue o princípio da competência. Isso quer dizer que os lançamentos devem ser feitos quando ocorre o fato gerador – mesmo que não ocorra um pagamento ou recebimento no momento desse fato. Ou seja, uma compra que será paga em diversas parcelas deve ser lançada no momento da compra – e, após isso, será preciso lançar cada um dos pagamentos.

Por conta disso, podem surgir algumas complicações com pagamentos que estão agendados ao longo do ano – como pagamento de salários ou dos tributos devidos. Quando não existe um bom planejamento, podem ocorrer conflitos entre os lançamentos e o efetivo pagamento das obrigações.

4. Desorganização dos arquivos

A escrituração contábil é feita com base nos documentos gerados internamente ou recebidos de terceiros. Cada movimentação deve ser comprovada para fins legais.

Por isso, a desorganização desses documentos pode gerar problemas – como a duplicidade e a omissão de lançamentos, assim como trocas de contas e apropriações em centros de custos errados. Quanto mais organizadas estiverem essas informações, mais tranquilo você pode ficar em relação à correta escrituração.

5. Violação dos princípios contábeis

Existem vários detalhes que merecem atenção especial quando falamos sobre escrituração – como a correta avaliação do valor dos ativos ou o lançamento no momento correto, conforme a ocorrência do fato gerador.

Todas essas regras que norteiam a escrituração contábil devem estar muito claras para os profissionais de contabilidade para agir corretamente quando surgem situações que não são comuns na empresa.

6. Erros de cálculos

A contabilidade é repleta de cálculos. E eles precisam estar corretos para que você possa transmitir a realidade da sua organização para o Fisco. Isso inclui principalmente cálculos de tributos, mas também pode incluir depreciação, amortização, parcelamentos, entre outros.

Escrituração
Photo by JESHOOTS.COM on Unsplash

7. Falta de checagem

Dentro do SPED, existe um validador que transmite as notas e registros para o Fisco. Porém, essa ferramenta confere apenas a estrutura do arquivo e não do seu conteúdo. Por isso, antes de fazer o envio dos dados, é preciso checar as informações para garantir que elas estão corretas.

Como uma solução digital pode ajudá-lo?

Você ficou preocupado com os erros que podem ocorrer na escrituração contábil? A melhor forma de lidar com eles é adotando uma solução digital para ajudá-lo ao longo desse processo.

As exigências contábeis migraram para o mundo digital. Portanto, nada mais justo do que utilizar a tecnologia para facilitar os processos internos da sua empresa. Os softwares são a solução mais eficiente para agilizar a manipulação das informações, automatizar processos e minimizar as chances de erros humanos.

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Thiago Souza

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