Blog

Automação de GNRE: Veja como ganhar tempo nas vendas

Tempo de leitura: 4 minutos

Você sabia que a automação de GNRE pode ajudá-lo a economizar muito tempo nas vendas? O fechamento de um negócio com um cliente é ótimo para toda a organização, porém o departamento fiscal precisa lidar com as questões contábeis da operação – o que pode se tornar bastante complexo conforme o volume de vendas aumenta.

Com o uso da tecnologia, você pode promover um salto no desempenho de toda a equipe – reduzindo o tempo gasto com rotinas manuais, diminuindo as chances de erros, garantindo o compliance fiscal e evitando que a empresa tenha caminhões parados em postos fiscais por descumprimento da GNRE. Parece ótimo, não é?

Confira a seguir como a automação de GNRE pode beneficiar as atividades da sua empresa!

O que é a GNRE?

A Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais (GNRE) é o documento utilizado pelos contribuintes nas operações de vendas interestaduais sujeitas à substituição tributária e demais impostos devidos ao Estado e recolhidos em outra unidade da federação.

Portanto, as empresas que precisam emitir a GNRE são aquelas que efetuam a venda de mercadorias com destino a outros estados ou prestações de serviços de transporte interestadual.

Para fazer a emissão da GNRE, é preciso percorrer as seguintes etapas:

  1. Gerar a Nota Fiscal Eletrônica
  2. Imprimir duas vias da Nota Fiscal
  3. Checar a tabela de alíquotas de ICMS – observando os estados envolvidos na transação
  4. Calcular a diferença entre a alíquota interna e alíquota do estado destino
  5. Entrar no site do SEFAZ e emitir guia para pagamento que vai para o estado do cliente
  6. Imprimir guia GNRE
  7. Pagar a guia GNRE
  8. Imprimir o comprovante de pagamento
  9. Juntar a Nota Fiscal, a GNRE paga e o comprovante de pagamento ao produto
  10. Enviar o produto ao cliente

Benefícios da automação de GNRE

Conforme acabamos de ver, emitir a GNRE é uma obrigação de muitas empresas brasileiras. Entretanto, o processo de emissão manual do documento requer bastante tempo – principalmente considerando o volume de vendas que uma empresa com operações interestaduais pode ter.

Outro processo embaraçoso é que cada UF pode exigir informações específicas para cada tipo de receita e como SP, RJ e ES estão fora do Portal Nacional da GNRE Online, o contribuinte deve então acessar especificamente cada endereço individualmente.

Para evitar esses transtornos, você pode optar pela automação de GNRE. Com o uso da tecnologia, é possível realizar essa geração de forma muito simples, pois todas as informações necessárias são extraídas diretamente do XML da NFe ou do CTe. Isso facilita muito o processo, pois os valores a serem pagos são os que efetivamente foram destacados e aprovados pela SEFAZ no Documento Fiscal Eletrônico.

Veja quais são os principais benefícios da automação de GNRE:

Imagem de StartupStockPhotos por Pixabay

Agilidade na emissão

A automação de GNRE permite que você emita centenas de guias tributárias em segundos, sem intervenção humana e sem precisar preencher nenhum formulário.

Pagamento descomplicado

Um sistema inteligente envia as guias diretamente ao banco ou para o seu ERP. E você pode acessar os relatórios a qualquer hora.

Redução de erros humanos

Chega de multas! Nunca mais pague guias em duplicidade, com atraso ou com valores errados. Afinal, as rotinas de emissão e arrecadação ficarão nas mãos de uma tecnologia precisa e eficiente.

Diminua FTEs (Full-Time Equivalent)

Um colaborador administrativo gasta 3h/dia com tarefas repetitivas. Ao usar a automação de GNRE, você pode alocar as pessoas para funções mais estratégicas e deixar os robôs com o trabalho braçal.

Elimine situações de caminhões parados em barreiras fiscais

Sua empresa já teve caminhões parados em barreiras fiscais por conta de erros relacionados à emissão da GNRE?

Guias com erros ou ausentes podem fazer com que caminhões fiquem parados em barreiras fiscais, atrasando a entrega das mercadorias e gerando prejuízo. Trata-se de uma situação com vários efeitos negativos para a organização – podendo afetar a reputação da marca e deixar clientes insatisfeitos.

Com a automação de GNRE, você pode garantir a fluidez da sua logística. Os documentos sempre são emitidos automaticamente e os caminhões partem da organização com as exigências legais cumpridas.

Conheça o DOODoc Pagamento de Tributos!

Você ficou interessado na automação de GNRE? A Dootax faz a emissão e o pagamento da guia nacional de recolhimento tributário de modo totalmente automático.

Com o DOODoc Pagamento de Tributos é possível automatizar a emissão de todas as guias Federais, Estaduais e Municipais. Ou seja, além de emitir GNRE para todas as UFs, você pode ainda emitir FECP, DARF, GPS, DARE, DAR, GARE, DARJ, GR-PR e etc.

  • Emita 1000 guias em 5 segundos
  • Elimine erros humanos
  • Software na nuvem (SaaS)
  • Implementação rápida
  • Emissão para todo o Brasil

Você já conhecia os benefícios da automação de GNRE? Está disposto a levar todas essas vantagens para sua empresa? Então experimente o DOODoc Pagamento de Tributos por 30 dias grátis!

Compartilhe
Avatar
Sobre o autor

Carlos Lima

Deixe uma resposta

Posts relacionados

Como manter meu departamento fiscal em ordem durante a pandemia?
Como manter meu departamento fiscal em ordem durante a pandemia?

Neste artigo reunimos 5 dicas para manter o seu departamento fiscal em ordem durante a pandemia. Acompanhe.

Inteligência Artificial para o departamento fiscal e tributário
Inteligência Artificial para o departamento fiscal e tributário

Será que é possível empregar Inteligência Artificial para o departamento fiscal e tributário? Muito se fala sobre transformação digital, veja como aplicar!

Automação Fiscal é com o Dootax
Automação Fiscal é com o Dootax

Você sabia que a automação fiscal do Dootax: * já recolheu 1 Bilhão de reais em impostos? * Em média, é gerado 21 mil guias/dia ? * Mais de 50 empresas acreditam e confiam em nosso sistema? * Nossa solução é a única que automatiza e gera guias para todas UFs do Brasil? * Além […]