Blog

Outsourcing fiscal: saiba como reduzir custos com a terceirização

Tempo de leitura: 3 minutos

A terceirização de serviços internos vem se tornando uma necessidade natural para as empresas que buscam competitividade. Em vez de executar todas as atividades internamente, é possível contar com parceiros externos que se encarregam da realização de parte dessas rotinas. Neste contexto, o outsourcing fiscal é uma forte tendência no mercado.

O objetivo das empresas é, cada vez mais, focar nas suas atividades principais. Para isso, ocorre a busca por terceirizar as atividades de suporte – como marketing, RH, finanças, contabilidade, entre outras.

Ao optar pelo outsourcing fiscal, é possível obter uma redução de custos com esses processos. Mas você sabia que também pode tornar essas despesas ainda menores? Neste artigo vamos entender como isso acontece.

Como funciona o outsourcing fiscal?

O outsourcing fiscal é o nome dado ao processo de terceirização das atividades relacionadas à contabilidade e cumprimento das obrigações fiscais de uma empresa. Trata-se da opção por deixar essas rotinas nas mãos de profissionais externos em vez de contratar uma equipe dedicada a isso.

Veja quais são as principais atividades que podem estar inclusas no outsourcing fiscal:

  • Escrituração contábil. Inclui a preparação dos livros contábeis com base em registros básicos – como notas fiscais, faturas, recibos, comprovantes de pagamento e outros documentos relevantes fornecidos pela empresa contratante.
  • Preparação de demonstrações contábeis. Trata-se da preparação das demonstrações contábeis conforme as exigências legais.
  • Serviços de compliance fiscal. No outsourcing fiscal, a empresa contratada fica responsável pelos serviços que levam ao compliance fiscal – como pagamentos de tributos, obrigações acessórias e declarações fiscais.
  • Serviços tributários sobre folha de pagamento. O outsourcing fiscal também pode ficar responsável pela preparação das folhas de pagamento e recolhimento dos tributos necessários sobre a contratação dos funcionários.
  • Planejamento tributário. Entrando nas atividades mais estratégicas, o outsourcing fiscal também pode realizar um planejamento tributário para encontrar as melhores alternativas fiscais para a empresa.
Outsourcing fiscal
People photo created by freepik – www.freepik.com

É possível reduzir o custo do outsourcing fiscal?

Você quer apostar no outsourcing fiscal dentro da sua empresa e minimizar os custos? Para isso, a lógica é bem simples: quanto menos horas mensais você precisar contratar, menor será a despesa com a terceirização.

Mas como você pode reduzir a necessidade de horas gastas com outsourcing? O segredo está no uso da tecnologia. Ao utilizar uma solução que permite a automação de processos, você consegue viabilizar a execução das tarefas em menos tempo.

Com um RPA Fiscal você pode tornar automático todo o processo de recolhimento de tributos. Apenas com isso já é possível economizar dezenas de horas de trabalho todos os meses – minimizando as despesas com o outsourcing fiscal.

Quais são os benefícios do RPA Fiscal?

O termo RPA (Robotic Process Automation) se refere à robotização de processos. Dentro da área fiscal, estamos falando sobre uma solução de automação que opera com softwares programados para executar tarefas manuais e repetitivas comuns no departamento fiscal.

Os benefícios do RPA Fiscal vão muito além de minimizar os custos com outsourcing fiscal. Trata-se de uma solução digital que gera uma série de vantagens dentro do setor:

  1. Compliance fiscal
  2. Recursos humanos focados na estratégia
  3. Redução no tempo de execução de atividades
  4. Escalabilidade
  5. Pagamento através da plataforma do RPA Fiscal
  6. Cálculo automático de multa e juros
  7. Atendimento ágil à fiscalização
  8. Não requer instalação de softwares ou upgrades de sistemas existentes
  9. Integração com o ERP
  10. Fácil disseminação da informação

Dootax: a sua solução de RPA Fiscal

Você ficou interessado nos benefícios de usar um RPA Fiscal? Com as soluções Dootax, você pode levar todos esses benefícios e muitos outros para a sua organização.

A Dootax é uma startup especializada no recolhimento tributário que possui diversas soluções capazes de automatizar atividades no departamento fiscal – incluindo emissão de documentos fiscais, pagamento de tributos, armazenamento de documentos, manifesto do destinatário e muitos outros recursos.

Quer conhecer melhor as funcionalidades das soluções Dootax para reduzir custos com o outsourcing fiscal? Então visite a nossa página.

Compartilhe
Avatar
Sobre o autor

Thiago Souza

Deixe uma resposta

Posts relacionados

Dootax: Funcionalidades da plataforma de automação fiscal
Dootax: Funcionalidades da plataforma de automação fiscal

Você conhece a Dootax? Conheça todas as funcionalidades que esta plataforma de automação fiscal pode proporcionar para sua empresa.

5 benefícios do repositório fiscal
5 benefícios do repositório fiscal

O repositório fiscal é uma ferramenta cada vez mais necessária nos tempos modernos, onde cada vez mais utilizamos a tecnologia à nosso favor!

Roraima emite a sua primeira NFC-e em produção
Roraima emite a sua primeira NFC-e em produção

Roraima aderiu oficialmente ao projeto da NFC-e em solenidade realizada em 12/08/2014, com a presença do secretário da fazenda de Roraima e dos líderes do projeto nacional da NFC-e. O projeto piloto da NFC-e em Roraima já conta com 56 empresas voluntárias trabalhando na implementação do novo tipo de documento, e de acordo com informações […]